Snøhetta conclui edifício que produz o dobro da energia que consome na Noruega

Localizado em Trondheim, na Noruega, o Powerhouse Brattørkaia, o edifício com saldo energético positivo mais ao norte do mundo, projetado pelo Snøhetta, desafia as noções tradicionais de construção e estabelece novos padrões para edifícios que produzem mais energia do que consomem.

Snøhetta conclui edifício que produz o dobro da energia que consome na Noruega - Mais Imagens+ 18

© IVAR KVAAL

O edifício corporativo de 18.000 m² “produz mais que o dobro da eletricidade que consome diariamente”, e é capaz de fornecer “energia renovável aos edifícios vizinhos, ônibus elétricos, carros e barcos através de uma micro-rede local”. Na verdade, a cobertura e a parte superior da fachada são revestidos com quase 3.000 m² de painéis fotovoltaicos, estrategicamente posicionados para captar o máximo possível de energia solar. Além disso, a implantação do edifício garante a máxima exposição ao sol.

© IVAR KVAAL

Edifícios com energia positiva são os edifícios do futuro. O mantra da indústria do design não deve ser 'forma segue a função', mas 'forma segue o meio ambiente'. Isso significa que o design thinking de hoje deve, primeiramente, se concentrar em considerações ambientais e reduzir nossa pegada, e o projeto deve seguir esta premissa. -- Kjetil Trædal Thorsen, fundador do Snøhetta.

© IVAR KVAAL

O escritório acredita que é essencial criar espaços de alta qualidade para as pessoas, reduzindo sua pegada ambiental, e que "à medida que a população mundial e a gravidade da crise climática continuam a crescer, somos desafiados a pensar em como construir com responsabilidade". O projeto Brattørkaia Powerhouse é extremamente eficiente em termos de energia, por meio de uma série de tecnologias, soluções inteligentes e desenho do edifício.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Snøhetta conclui edifício que produz o dobro da energia que consome na Noruega" [Snøhetta Completes Powerhouse Brattørkaia] 08 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924335/snohetta-conclui-edificio-que-produz-o-dobro-da-energia-que-consome-na-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.