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Primeira ponte dinâmica com barcos autônomos do mundo é projetada em Amsterdã

Primeira ponte dinâmica com barcos autônomos do mundo é projetada em Amsterdã

O projeto roundAround, desenvolvido por pesquisadores do MIT Senseable City Lab, em colaboração com o Instituto Amsterdam for Advanced Metropolitan Solutions, é basicamente uma ponte composta por barcos autônomos chamados roboats. A solução não é nada tradicional, mas a resposta mais versátil e modular, conecta a hidrovia entre Marineterrein e o centro da cidade de Amsterdã, permitindo o transporte de pessoas e mercadorias.

“Transpor essa hidrovia realmente desafia os engenheiros urbanos, pois é uma importante rota para embarcações maiores. Isso torna difícil projetar uma ponte acessível através desse canal. Com o Roboat como uma infraestrutura dinâmica, podemos potencialmente conectar as duas áreas e usar a RoundAround como um laboratório vivo para desenvolver a experiência no local sobre como os barcos autônomos se comportam nos canais de Amsterdã. Envolver os cidadãos e visitantes da área roundAround forneceria ao projeto de pesquisa valiosos feedbacks contínuos ”- Stephan van Dijk, Chefe de Pesquisa do AMS Institute.

Cortesia de Massachusetts Institute of Technology e Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions
Cortesia de Massachusetts Institute of Technology e Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions

Sabendo que o maior desafio é  permitir o acesso ao canal, a ponte dinâmica e os barcos autônomos reduziriam o tempo de viagem entre o centro da cidade de Amsterdã e a recém-desenvolvida área de Marineterrein para menos de dois minutos. Antes desta invenção, poderia levar mais de 10 minutos para cruzar de um lado para o outro. O sistema irá, autonomamente, interligar a hidrovia e se tornará mais inteligente à medida que opera.

“RoundAround é uma das primeiras aplicações propostas do Roboat, nossa pesquisa em colaboração com o AMS Institute. As unidades Roboat da RoundAround respondem de forma autônoma e aprendem com a dinâmica desta hidrovia de Amsterdã. À medida que opera, o sistema se tornará cada vez mais inteligente e bem equipado para ser implementado em outras partes da cidade e em outras cidades do mundo inteiro. ”- Carlo Ratti, diretor do Senseable City Lab e professor no MIT.

Cortesia de Massachusetts Institute of Technology e Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions
Cortesia de Massachusetts Institute of Technology e Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions

No ponto central do conceito de roundAround está o uso de barcos autônomos. O projeto Roboat é um protótipo inventado para transportar pessoas e coisas. Os organismos inteligentes e autônomos do Roboat permitem a intercomunicação para evitar impactos. Através da tecnologia a laser, eles também podem detectar obstáculos e alterar rotas para evitar colisões. Funcionais durante todo o ano, os barcos, movidos a energia elétrica, podem realizar cruzeiros padrão e manobras laterais. Eles podem transportar pessoas, mercadorias e fornecer serviços como coleta de lixo, entrega de pacotes ou assistência a outros navios.

Cortesia de Massachusetts Institute of Technology e Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions
Cortesia de Massachusetts Institute of Technology e Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions

A conexão segura criada por causa do roundAround, pode gerar um espaço público diretamente adjacente às águas, entre o nível da rua e os barcos. RoundAround é um sistema de infra-estrutura temporário, uma inovação em design e tecnologia que apresenta menos demandas e restrições antes de sua instalação.

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Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Primeira ponte dinâmica com barcos autônomos do mundo é projetada em Amsterdã" [The World’s First Dynamic Bridge and Autonomous Boats in Amsterdam] 16 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922802/primeira-ponte-dinamica-com-barcos-autonomos-do-mundo-e-projetada-em-amsterda> ISSN 0719-8906

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