Oito instalações para visitar no London Design Festival 2019

Oito instalações para visitar no London Design Festival 2019

Cortesia de Camille WalalaCortesia de Sony DesignCortesia de PATTERNITYCortesia de Dan Tobin Smith + The Experience Machine+ 9

O London Design Festival de 2019 será inaugurado no próximo mês de setembro com uma série de novidades, como os projetos de Sam Jacob e Kengo Kuma para o Victoria & Alberts Museum. Aberto entre os dias 14 e 22 de setembro, o festival deste ano incluirá mega-instalações de Paul Cocksedge, Martino Gamper, PATTERNITY, Dan Tobin Smith e Camille Walala. Em sua 17ª edição, o London Design Festival é o maior e mais importante evento de design da capital britânica.

Mais uma vez, os principais museus de arte, design e performance de Londres serão palco de uma série de projetos especialmente realizados para o festival. Os mais famosos designers do mundo figuram no London Design Festival todos os anos, desde sua primeira edição realizada em 2003 e idealizada por Sir John Sorrell e Ben Evans. O Festival de Design de Londres é uma celebração que procura reunir e aproximar a comunidade internacional de designers, além de artistas, arquitetos e afins, reforçando a imagem de Londres como uma das mais importantes capitais no mundo do design.

A seguir, fizemos uma compilação das instalações imperdíveis deste ano, incluindo a ocupação do V&A, um dos mais tradicionais museus da cidade e que terá seus espaços transformados por uma série de surpreendentes instalações de arte e design.

VOID / Dan Tobin Smith + The Experience Machine

Cortesia de Dan Tobin Smith + The Experience Machine
Cortesia de Dan Tobin Smith + The Experience Machine

VOID é a mais nova criação do designer Dan Tobin Smith, que em conjunto com o The Experience Machine apresenta a sua instalação espacial multisensorial no Collins Theatre, em Islington. O designer, em conjunto com o The Experience Machine e a Gemfields, desenvolveu o VOID como uma instalação que explora os limites físicos do mundo em forma de uma instalação espacial multi-sensorial.

Please Be Seated / Paul Cocksedge

Cortesia de Paul Cocksedge
Cortesia de Paul Cocksedge

O designer britânico Paul Cocksedge irá transformar a Finsbury Avenue Square, em Broadgate, com seu projeto 'Please Be Seated'. Localizado no coração de Broadgate - um importante hub do centro de inovação e finanças da capital - o projeto será a maior e mais ambiciosa das comissões recebidas por Cocksedge no Reino Unido.

'Life Labrinth / Patternity

Cortesia de PATTERNITY
Cortesia de PATTERNITY

O projeto 'Life Labirinth', desenvolvido pelo estúdio Patternity para o Festival de Design deste ano, está localizado na Praça em frente à Catedral de Westminster e foi financiado pela Victoria Business Improvement District. Assumindo as formas e cores de um labirinto 3D, Life Labyrinth é uma instalação em forma de percurso que levará os visitantes a uma experiência espacial reflexiva, que comprovadamente, tem uma série de benefícios psicológicos e físicos para a nossa saúde. 

Walala Lounge / Camille Walala

Cortesia de Camille Walala
Cortesia de Camille Walala

Camille Walala volta ao London Design Festival com um projeto colorido e divertido. A estilista francesa foi contratada pela Grosvenor Britain & Ireland para trazer um pouco mais de cor e animação a South Molton Street, no coração do West End de Londres.

Affinity in Autonomy / Sony Design

Cortesia de Sony Design
Cortesia de Sony Design

Traduzindo inovação em uma experiência espacial, Affinity in Autonomy é uma instalação interativa de movimento e luz. Afinidade na autonomia, é composta por um pêndulo robótico que responde com autonomia aos movimentos aleatórios dos observadores. A nossa presença é detectada e nossos movimentos traduzidos para uma linguagem alternativa que impulsiona o pêndulo de luz.

Sea Things / Sam Jacob 

Cortesia de Sam Jacob Studio
Cortesia de Sam Jacob Studio

Sam Jacob é o responsável pela nova instalação que ocupará a entrada principal do V&A, destacando a necessidade de repensar o consumo global de produtos e derivados de plástico; considerar o ciclo de vida destes materiais; e compreender o seu impacto no meio ambiente. Intitulado de 'Sea Things', a instalação concebida por Sam Jacob assume a forma de um cubo duplamente espelhado, suspenso cinco metros acima do solo. Uma projeção infinitamente refletiva cria uma sensação de profundidade tão ampla quanto o oceano e tão grande quanto os desafios que enfrentamos.

Avalanche / Matthew McCormick 

Cortesia de Matthew McCormick
Cortesia de Matthew McCormick

A proposta do designer canadense Matthew McCormick procura conscientizar as pessoas à respeito das mudanças climáticas. Instalada na British Gallery do V&A, Avalanche será capaz de provocar as mais profundas reações: um momento suspenso no tempo, quando a nossa própria mortalidade se torna palpável.

Bamboo (竹) Ring: Weaving into Lightness / Kengo Kuma

Cortesia de Kengo Kuma
Cortesia de Kengo Kuma

O Bamboo Ring é uma instalação que mescla design e tecelagem, uma atividade que fascina o arquiteto. Além do Londres Design Festival, Kengo Kuma recentemente inaugurou o V&A de Dundee, seu primeiro edifício construído no Reino Unido. Inspirada no Jardim John Madejski e com curadoria de Clare Farrow, a estrutura em forma de anéis - como um ninho ou casulo - foi criada a partir de uma trama, costurando anéis de bambu com fibra de carbono.

Via London Design Festival

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Oito instalações para visitar no London Design Festival 2019" 15 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Equipe ArchDaily Brasil) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922793/oito-instalacoes-para-visitar-no-london-design-festival-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.