Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Startup cria software que calcula quanto você vai gastar em uma obra

Startup cria software que calcula quanto você vai gastar em uma obra

  • 13:00 - 2 Agosto, 2019
  • por Equipe ArchDaily Brasil
Startup cria software que calcula quanto você vai gastar em uma obra
Startup cria software que calcula quanto você vai gastar em uma obra, Foto via <a href="https://visualhunt.com/re5/8fb02822">Visualhunt.com</a>
Foto via Visualhunt.com

Uma das maiores condicionantes da construção civil é o orçamento; grandes ideias e propostas inovadoras podem simplesmente encontrar a barreira econômica e nela ficar, sem nunca sair efetivamente do papel. Com o objetivo de ajudar arquitetos, engenheiros e construtores a melhor organizar os orçamentos de obras, Antônio Fascio, formado em sistemas de informação, fundou a OrçaFascio.

Criada em 2009, a empresa desenvolve softwares para obras, sejam elas construções civis ou de infraestrutura, com foco em atender construtoras, órgãos públicos, engenheiros e arquitetos. Atualmente, conta com três tipos de softwares: uma plataforma para se planejar o orçamento da obra, outra para fazer o controle dos materiais no canteiro de obras e uma terceira que funciona para analisar o andamento da construção.

Em 2011, os sócios-fundadores lançaram o carro-chefe da startup, a plataforma de orçamento para obras. Esse serviço utiliza uma base de dados integrada ao Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) e oferece ao usuário a possibilidade de esquematizar todos os materiais que irá precisar para projetar sua construção.

De acordo com o site da empresa, os profissionais da construção podem fazer seus Orçamentos de Obra de acordo com as regras do Tribunal de Contas da União, que incluem os encargos sociais sobre a mão de obra da construção civil. O software conta com 17 bases de composições, incluindo a SINAPI, SICRO e SBC, e permite acompanhar a obras através dos módulos de Medição, Diário de obra e Gerenciamento de Compras de materiais, que são interligados ao orçamento.

O sistema também abrange o sistema Building Information Model por meio do plugin OrçaBIM, que permite a integração de bancos de dados BIM com bancos de custos, atualizações dinâmicas por meio de critérios de orçamentação, sincronização integrada com a nuvem e visualização de elementos orçados.

O serviço é pago, no entanto, a empesa oferece um plano gratuito que permite elaborar até cinco orçamentos de R$ 100 mil, fazer cinco consultas diárias aos dados SINAPI, além de outras ferramentas básicas. 

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Startup cria software que calcula quanto você vai gastar em uma obra" 02 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922287/startup-cria-software-que-calcula-quanto-voce-vai-gastar-em-uma-obra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.