Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

UNStudio projeta o primeiro teleférico internacional na fronteira entre a China e a Rússia

UNStudio projeta o primeiro teleférico internacional na fronteira entre a China e a Rússia

O UNStudio venceu o concurso de arquitetura para projetar o primeiro teleférico internacional do mundo, uma estrutura transfronteiriça que transporá os limites naturais do rio Amur na fronteira entre a Rússia e a China. Inspirado na conexão histórica entre as duas cidades, o teleférico aproximará ainda mais as cidades de Blagoveshchensk e Heihe. O novo sistema de transporte internacional, através das linhas suspensas acima do rio, tem como principal objetivo impulsionar e promover as conexões sociais entre as duas cidades e seus habitantes.

Blagoveshchensk Cable Car. Imagem Cortesia de PYXID
Blagoveshchensk Cable Car. Imagem Cortesia de PYXID

O concurso de arquitetura para o Terminal de Teleféricos de Blagoveshchensk na Rússia foi desenvolvido em duas etapas. Durante a primeira etapa do concurso - organizado ele Strelka KB-, doze escritórios de arquitetura foram convidados a apresentar suas propostas. Dentre estes, dois finalistas foram convidados à desenvolver as suas propostas durante a segunda etapa do concurso, na qual o UNStudio consagrou-se como grande vencedor superando o projeto apresentado pela Coop Himmelblau. A Strelka KB também foi responsável pelo desenvolvimento da estrutura funcional do Terminal que compreende duas linhas e quatro cabines - cada uma com capacidade para 60 passageiros e espaço extra para bagagem - o tempo necessário para transpor a fronteira entre a Rússia e a China será de aproximadamente 7:30 minutos, enquanto o tempo real de viagem será de apenas 3:30 minutos.

Blagoveshchensk Cable Car. Imagem Cortesia de UNStudio
Blagoveshchensk Cable Car. Imagem Cortesia de UNStudio

Ben van Berkel, da UNStudio, disse que “o sistema desenvolvido pela Strelka KB oferece uma nova forma de transporte público que é sustentável, extremamente rápido, confiável e eficiente. Embora seja uma solução pragmática, viajar de bonde é muito agradável, pois nos permite ver e experimentar as nossas cidades a partir de uma perspectiva completamente diferente. Ao transpor a fronteira natural entre os dois países, o teleférico de Blagoveshchensk-Heihe será o primeiro teleférico do mundo a viajar de um país à outro. Este contexto específico foi uma rica fonte de inspiração para o desenvolvimento do projeto do terminal de Blagoveshchensk, que não apenas se relaciona com à sua localização urbana imediata, mas também procura refletir as características culturais específicas deste lugar.”

Como a equipe afirma, desde meados do século XIX o rio Amur define a fronteira natural entre a Rússia e a China. No entanto, durante o inverno - quando congelado -, o rio literalmente se transforma em uma ponte, uma via comercial, social e cultural entre estas duas cidades. O rio, seja como limite físico ou como instrumento de conexão, foi a mais importante referência para o desenvolvimento do projeto do Terminal. Este limite natural temporário serviu como fonte de inspiração para o desenvolvimento do projeto e a organização do programa do edifício que pretende transpor as fronteiras entre dois países e duas culturas.

Blagoveshchensk Cable Car. Imagem Cortesia de PYXID
Blagoveshchensk Cable Car. Imagem Cortesia de PYXID

A implantação do terminal foi pensada para transformá-lo em um ponto de referência para as duas cidades. Sua estrutura foi concebida para favorecer as vistas pra o rio, criando uma plataforma elevada de observação em direção à cidade de Heihe, ao mesmo tempo que - do outro lado - enquadra as vistas para o centro histórico de Blagoveshchensk. Ao afastar o terminal da movimentada avenida que percorre as margens do rio, um espaço protegido é criado para acolher os visitantes que chegam de Heihe, estabelecendo novos espaços e conexões ao longo de um parque paisagístico implantado entre o rio e o terminal.

Este novo elemento urbano se transformará em um novo ponto de encontro para a população de Blagoveschensk, reconectando a cidade ao rio além de proporcionar um novo espaço para a realização de eventos e atividades culturais. Simultaneamente, um passeio público que atravessa o local faz a conexão entre a praça pública e o parque paisagístico à beira-rio. Formalmente, o edifício do terminal foi moldado como um gesto aberto e acolhedor, permitindo aos visitantes desfrutar de espaços comerciais que flanqueiam a praça e os encaminham em direção às plataformas de embarque. A circulação interna do edifício é duplicada no exterior de forma a criar duas frentes que ativam o programa cultural e comercial do terminal.

Blagoveshchensk Cable Car. Imagem Cortesia de UNStudio
Blagoveshchensk Cable Car. Imagem Cortesia de UNStudio

Como se brotasse do chão, o edifício também permite o acesso à cobertura a partir da praça pública. transformando o terminal em um grande anfiteatro. A paisagem verde que toma conta da cobertura do edifício o transforma em um parque urbano elevado, animado por plataformas de observação e esculturas urbanas. O verde do edifício parece fundir-se naturalmente com o novo parque ribeirinho entre o terminal e o rio, assim como com a área verde do estacionamento, concebida para ocultar a maior parte dos veículos estacionados aos olhos de quem vem da cidade para o rio.

Créditos
UNStudio: Ben van Berkel with Arjan Dingsté and Juergen Heinzel, Wael Batal, Daniel Cely, Milou van Min, Evan Shaner, Dario Castellari

Assessores:
Gestão do concurso, desenvolvimento do modelo econômico e funcional do terminal – Strelka KB
Imagens: PYXID

Via UNStudio

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "UNStudio projeta o primeiro teleférico internacional na fronteira entre a China e a Rússia" [UNStudio Designs World's First International Cable Car Connecting China and Russia] 02 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922160/unstudio-projeta-o-primeiro-teleferico-internacional-na-fronteira-entre-a-china-e-a-russia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.