SURGE: um hub urbano que combina tecnologia, sustentabilidade e tradição

O arquiteto chinês Mingfei Sun projetou um hub urbano de orientação ambiental para a cidade de Masdar, em Abu Dhabi. Intitulado SURGE, o projeto explora a imagética do poder da natureza, tornando-se um oásis de grande valor ecológico.

Cortesia de Mingfei Sun

Para melhorar o fluxo de ar nas ruas da cidade, SURGE se alinha aos padrões predominantes de movimento do vento e à linearidade do tecido urbano existente. Esta estratégia faz com que haja presença de uma agradável brisa no local e reduz a demanda de água para a irrigação do parque. Como o desenho da cobertura também filtra a luz solar direta, o parque é adequado para o clima quente e seco da cidade.

O SURGE não produz emissões nem resíduos físicos ou gasosos, e toda a estrutura é composta por materiais reciclados e renováveis. Além disso, essa estrutura conta com unidades de coleta de energia que convertem energia mecânica, solar e eólica em elétrica para abastecer instituições residenciais, comerciais e de pesquisa.

Cortesia de Mingfei Sun

Além do enfoque ecológico, o projeto explora o valor estético da herança da arte e da cultura árabe, que lhe servem de inspiração. Nesse sentido, o parque responde ao clima e à cultura locais, servindo como um ponto de encontro para a natureza, tradição e tecnologia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "SURGE: um hub urbano que combina tecnologia, sustentabilidade e tradição" [SURGE Combines High Aesthetics with Environmentally Oriented Technology] 03 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922044/surge-um-hub-urbano-que-combina-tecnologia-sustentabilidade-e-tradicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.