Como as cidades podem ajudar e ser ajudadas pelas abelhas?

A produção de alimentos depende diretamente das abelhas, e seu desaparecimento deve gerar efeitos catastróficos à humanidade. Por toda internet circulam textos alarmantes de como esses pequenos insetos estão morrendo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 75% dos cultivos destinados à alimentação humana no mundo dependem das abelhas. Por exemplo, um morango suculento e bem formado só é possível se dezenas de abelhas passem pela flor na época certa e o polinizem. Sem elas, ele pareceria mais como uma uva passa.

Há muitas controvérsias quanto às causas da diminuição. Os especialistas culpam os agrotóxicos, mas também parasitas, a perda do habitat natural e a mudança climática. A agricultura industrial é apontada como uma das principais ameaças. A pulverização de herbicidas e pesticidas afetam o sistema nervoso central das abelhas, resultando em paralisia e morte. Produtos químicos utilizados na agricultura têm levado a baixas taxas de reprodução de abelhas e aumentado a prevalência de parasitas nas colônias. A monocultura também acaba com a diversidade de fontes alimentares para as abelhas, diminuindo drasticamente os recursos disponíveis para coleta de pólen.

Uma das principais formas de ajudar a salvar as abelhas é optar por alimentos que foram cultivados de forma mais ecológica. Qualquer progresso na transformação do atual sistema agrícola destrutivo em um sistema de agricultura ecológica terá muitos benefícios associados ao meio ambiente e na segurança alimentar humana.

Mas as cidades podem ter um papel ainda mais importante. Uma pesquisa publicada em 2018 pela Royal Society B descobriu que abelhas que vivem em áreas urbanas têm uma vida mais saudável do que suas contrapartes em habitats rurais. Suas colônias são maiores, mais bem alimentadas e menos propensas a doenças. Colônias urbanas também sobrevivem mais do que seus primos do interior.

O estudo observa que as flores de jardins urbanos oferecem uma dieta variada e consistente para as abelhas e que, possivelmente, o uso de menos pesticidas pode ser a causa de as abelhas prosperarem na cidade. As hortas urbanas foram apontadas como locais particularmente bons para os polinizadores porque fornecem uma mistura de flores de frutas e vegetais, além de cantos cheios de ervas daninhas e plantas nativas. Outra pesquisa, publicada na revista Nature Ecology and Evolution, afirma que hortas urbanas e jardins muitas vezes tinham 10 vezes mais abelhas do que parques, cemitérios e áreas de preservação natural. Os pesquisadores também descobriram que os jardins em bairros mais ricos abrigavam mais polinizadores, graças ao fato de haver mais flores e uma variedade mais rica de plantas.

Segundo o relatório, a melhor estratégia é aumentar o número de hortas urbanas. O plantio de flores preferidas das abelhas também ajuda, assim como cortar grama em parques públicos com menos freqüência, permitindo que floresçam. Casas de abelha fornecem uma estrutura mais natural para as abelhas e também permitem um pouco de assistência humana quando necessário.

Abrigar caixas de abelhas em jardins também pode ser extremamente benéfico (além de se tornar um estoque de mel quase ilimitado). Evidentemente é importante tomar alguns cuidados e escolher locais e espécies corretas para tal. Talvez as colônias mais famosas sejam as abelhas da Catedral de Notre Dame, que milagrosamente sobreviveram ao incêndio. Mas há empresas que têm abraçado a causa. O Studio Gang, por exemplo, instalou caixas de abelha em seu escritório de Chicago e o escritório Cookfox dispôes caixas em seu escritório de Nova Iorque. Para se ter uma ideia, há abelhas que percorrem um raio de até 2 km ao redor de suas caixas, polinizando e espalhando vitalidade em seu caminho. E há iniciativas urbanas também. Londres plantou um corredor de abelhas de 7 milhas e Utrecht desenvolveu pontos de ônibus amigáveis a abelhas, para aumentar a população desses insetos bem-vindos.

© Tom Harris Photography
© Barbra Verbij / Clear Channel

Importante mencionar que quando falamos de abelhas, há uma imensa gama de espécies. As nativas (muitas vezes sem ferrão), são as que deveríamos nos preocupar mais em preservar, por polinizarem ainda mais seus entornos. É possível desenvolver pequenas estruturas para receber as abelhas nativas. Elas fornecem habitat de nidificação vital, consistindo de uma estrutura semelhante a uma casa de pássaros contendo uma série de tubos expostos que as abelhas podem depositar seus ovos. Abelhas nidificantes buscam desesperadamente locais de nidificação apropriados, às vezes até nidificando nas extremidades. de bicos de mangueira de jardim velhos, aberturas em mobília de jardim de metal, ou as extremidades ocas de sinos de vento. A IKEA lançou a iniciativa Wildhouse for Wildlife, com casas para insetos e pequenos animais feitas a partir de resíduos.

Cortesia de IKEA

Entender o funcionamento das colmeias e os benefícios que as abelhas trazem é inspirador e apaixonante. A melhor coisa que todos podemos fazer é começar localmente, em nossos próprios quintais ou bairros. Tornar os jardins o mais amigáveis possíveis é tão fácil quanto adicionar coisas como flores silvestres nativas e locais de nidificação de abelhas nativas. E se a nossa busca é por um melhor mundo para a humanidade nos próximos anos, a permanência das abelhas é um fator muito importante para isso. Isso é algo que as cidades podem contribuir, e muito!

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Como as cidades podem ajudar e ser ajudadas pelas abelhas?" 30 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921945/como-as-cidades-podem-ajudar-e-ser-ajudadas-pelas-abelhas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.