5 anos do plano diretor da cidade de São Paulo

Há cinco anos foi aprovado o Plano Diretor de São Paulo, um pacto social pela transformação da cidade até 2029. Um conjunto significativo de ações previstas foram realizadas ou estão em andamento, ainda assim outras tantas não saíram do papel. Realizar um balanço desse período é fundamental para que a objeto final de todo esse processo possa ser efetivado: qualificar a vida das pessoa, especialmente de quem mais precisa.

Cortesia de IABsp

Das análises feitas o IABsp destaca, como prioridades para os próximos 10 anos: consolidar e aprovar os PIUs (Projetos de Intervenção Urbana) localizados nas orlas fluvial e ferroviária da cidade (Tietê, Tamanduateí, Jurubatuba e Pinheiros), a maior
parte deles já em tramitação na Câmara Municipal; priorizar a construção dos corredores de ônibus previstos; implementar os parques planejados; e desenvolver projetos de urbanismo social, voltados à integração de políticas urbanas, sócio-econômicas e ambientais nas áreas de maior vulnerabilidade.

Cortesia de IABsp

Por fim é importante fazer um alerta: sem fundamentos técnicos e com um processo participativo questionável, foi dado início ao processo de nova revisão da Lei de Zoneamento. Na realidade o alvo principal das alterações recaem sobre o Plano Diretor, regredindo ao insustentável modelo de desenvolvimento urbano paulistano do século XX.

Cortesia de IABsp

Pontos Positivos

- 1.388 notificações de imóveis ociosos
- Mais de 60 mil habitações sociais licenciadas em zeis
- Mais de R$500 milhões em oodc, nos últimos 12 meses
- Maioria dos Planos Setoriais foram elaborados
- Mais de 470km de ciclovias e ciclofaixas implementadas

Pontos Negativos

- Implementado apenas 9% dos corredores de ônibus previstos
- Somente 3 novos parques criados desde o pde 2014
- Arco Tietê arquivado pela Prefeitura
- Plano Municipal de Habitação sem aprovação desde 2016
- Consórcio Imobiliário não regulamentado e sem aplicação

Cortesia de IABsp

Esse documento serviu de subsídio para o debate do dia 25/07/19 ocorrido na sede do IABsp. Assista o debate completo aqui.

Sobre este autor
Cita: IABsp. "5 anos do plano diretor da cidade de São Paulo" 26 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921853/5-anos-do-plano-diretor-da-cidade-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.