Julho no ArchDaily: Resiliência na Arquitetura

Resiliência tornou-se cada vez mais comum em nosso vocabulário quando falamos de pessoas, edifícios, cidades ou mesmo sociedades inteiras que superam todos os tipos de problemas. Na verdade, as pesquisas do Google relacionadas à resiliência continuam a crescer desde 2004 em inglês, espanhol e português.

Para os psicólogos, é o processo de adaptação após enfrentar adversidades, traumas, tragédias, ameaças ou fontes significativas de estresse. Para arquitetos e urbanistas, a resiliência prepara cidades para enfrentar e se recuperar de desastres naturais. Para os engenheiros, "é a capacidade de responder, absorver e adaptar-se, bem como de se recuperar de um evento perturbador". Mas hoje, a resiliência está se tornando um conceito-chave quando se enfrenta emergências climáticas e a perda progressiva da biodiversidade - dois limites planetários que permitem que a humanidade continue se desenvolvendo.

À medida que a crise climática piora, potencialmente se tornando um "apartheid climático", como alertou o especialista em direitos humanos da ONU Philip Alston em um relatório publicado pelo The Guardian, nossas cidades devem ser resilientes em um ciclo interminável de planejamento, mitigação e reconstrução.

E é por isso que decidimos dedicar este mês à resiliência, apresentando desde exemplos de mitigação a materiais adaptáveis para uma arquitetura resiliente, para iniciar uma conversa sobre o nosso futuro.

Estamos a receber envios relacionados com os nossos Tópicos Mensais. Para nossa próxima edição, em agosto, nos concentraremos na acessibilidade. Se você quiser enviar ideias, projetos, ensaios ou artigos, envie-nos uma mensagem.

Estamos recebendo submissões relacionadas com os nossos Tópicos Mensais. Para nossa próxima edição, em agosto, nos concentraremos em Acessibilidade. Se você quiser enviar ideias, projetos, ensaios ou artigos, envie-nos uma mensagem.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Julho no ArchDaily: Resiliência na Arquitetura" 17 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921335/julho-no-archdaily-resiliencia-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.