TOTEMY: instalação explora a relação entre seres humanos e a mudança climática

© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy

Arquitetos e designers, assim como todos os cidadãos, têm a responsabilidade de debater sobre o meio ambiente. Seu poder, no entanto, reside no fato de que eles são capazes de causar um impacto através das decisões conscientes que fazem com seus projetos, como optar por materiais de construção sustentáveis ou criar obras de arte expressivas.

Para falar sobe a atual crise climática, a artista Alicja Biala e o arquiteto Iwo Borkowicz desenvolveram o projeto Totemy, uma série de esculturas de 9 metros de altura que representam o estado atual do meio ambiente através de uma experiência arquitetônica imersiva.

TOTEMY: instalação explora a relação entre seres humanos e a mudança climática - Mais Imagens+ 18

© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy
© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy

Biala e Borkowicz construíram as esculturas abaixo do Edifício Bałtyk, projetado pelo MVRDV, em sua cidade natal, Poznań, na Polônia. A dupla escolheu um espaço público em vez de museus, galerias ou espaços de arte convencionais para alcançar um público mais amplo, abordando as pessoas em seu cotidiano.

As formas e pinturas foram feitas à mão por Biala, com a ajuda de marceneiros locais, estudantes, políticos, ativistas e outros membros da comunidade.

Cada padrão e forma é a transposição de uma estatística ou estudo ambiental. Por exemplo, uma escultura composta por dois grandes volumes busca representar o desmatamento: um volume representa a perda global anual de florestas e o outro a superfície da Polônia. As formas finais são bastante abstratas e seus significados mais profundos podem ser explorados ao consultar o código QR impresso em cada escultura.

© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy

“O processo de escolha dos tópicos climáticos e da modelagem das esculturas foi longo e dinâmico. Sabíamos que a mídia digital teria que desempenhar um papel na comunicação das estatísticas por trás de cada escultura. Afinal, é uma parte do nosso cotidiano. Queríamos que as peças fossem expressivas, mas também objetivas e factuais.”- Iwo Burkowicz

© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy
© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy
© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy

A mensagem por trás da instalação não é um ataque, mas um convite para a discussão e a consciência pública. Até agora, os totens ganharam muita visibilidade nas mídias sociais, inspirando os artistas a criarem obras semelhantes em outras cidades e países.

“Ficamos satisfeitos com a resposta da comunidade local e dos visitantes; mostra uma crescente preocupação pública com as mudanças climáticas. Isto é particularmente importante para o debate na Polônia, onde muitos políticos e figuras públicas manifestam ignorância perante o clima e o meio ambiente, como o presidente polonês Andrzej Duda, que tem uma longa história de negação da mudança climática. Nossos totens foram projetados para representar a ciência; você pode discutir comigo, mas você não pode discutir com fatos.”- Alicja Biala

© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy
© Alicja Biala and Iwo Borkowicz / Totemy

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "TOTEMY: instalação explora a relação entre seres humanos e a mudança climática" [TOTEMY: Visualizing the Relationship Between Human and the Forces of Nature ] 18 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921191/totemy-instalacao-explora-a-relacao-entre-seres-humanos-e-a-mudanca-climatica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.