Shigeru Ban projeta pavilhão temporário para a Notre-Dame em Paris

O escritório Shigeru Ban Architects projetou uma estrutura temporária para receber visitantes e eventos religiosos no local da Catedral de Notre-Dame, que foi parcialmente devastada por um incêndio este ano. A estrutura será construída rapidamente a partir de contêineres usados, colunas de tubo de papelão e uma cobertura tensionada.

Shigeru Ban projeta pavilhão temporário para a Notre-Dame em Paris - Mais Imagens

© Shigeru Ban Architects

Os contêineres serão empilhados alternadamente, facilitando o fluxo de pessoas. No térreo, estes abrigarão algumas atividades, como lojas, capelas e escritórios, enquanto que nos níveis superiores serão usados para armazenamento e também ancoragem da cobertura. Um mirante será construído na extremidade leste da estrutura temporária, permitindo que os visitantes observem o trabalho de reconstrução da catedral.

© Shigeru Ban Architects

Este não é o primeiro projeto de Shigeru Ban Architects desenvolvido para mitigar danos causados por desastres. Em 2011, após o terremoro no Japão, a firma projetou e construiu 1.800 unidades residenciais temporárias em 50 centros de evacuação; já em 2016, após o terremoto de Kumamoto, o escritório ergueu duas mil unidades em 37 destes centros.

© Shigeru Ban Architects

Ban também levou sua causa humanitária a outros países, viajando para o México após o devastador terremoto de 2017, onde visitou as áreas afetadas e se envolveu com autoridades, arquitetos e estudantes em potenciais projetos colaborativos. No mesmo ano, assinou um acordo com a ONU-Habitat para projetar até 20.000 residências para refugiados no Quênia. Em 2016, viajou ao Equador para colaborar após um terremoto de magnitude 7,8 que causou 650 fatalidades.

Via: Shigeru Ban Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Shigeru Ban projeta pavilhão temporário para a Notre-Dame em Paris" [Shigeru Ban Designs Temporary Notre-Dame Pavilion] 13 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920822/shigeru-ban-projeta-pavilhao-temporario-para-a-notre-dame-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.