Pedro & Juana inauguram 'Hórama Rama' no MoMA PS1

A instalação "Hórama Rama", projetada pela dupla Pedro & Juana (Ana Paula Ruiz Galindo e Mecky Reuss), acaba de ser inaugurada como parte da 20ª edição do Programa Jovens Arquitetos do MoMA PS1. A instalação projetada para ocupar o pátio do PS1 neste ano de 2019 é composta por uma estrutura metálica circular, espacial e suspensa. Simulando uma floresta vertical interior, esta estrutura ambígua se revela como um ouriço de ripas de madeira, criando um espaço sombreado e agradável dentro do pátio do PS1. Após ter sido selecionado entre outros cinco finalistas, Hórama Rama foi finalmente construído no pátio do MoMA PS1 e estará aberto à visitação durante todo o verão, abrigando uma programação diversa e uma série de eventos ao ar livre.

Pedro & Juana inauguram 'Hórama Rama' no MoMA PS1 - Mais Imagens+ 1

© Kris Graves

Hórama Rama é um ciclorama, uma estrutura circular espacial e suspensa. No interior da instalação, o panorama de uma selva infinita cria a ambiência do pavilhão criado pela dupla Pedro & Juana para o pátio do MoMA PS1, capturando a atenção dos visitantes para este território selvagem e desconhecido. A estrutura de mais de 12 metros de altura e quase 20 metros de diâmetro parece flutuar sobre o este pátio de concreto em meio a Nova Iorque, resignificando este espaço e posicionando os visitantes em uma selva urbana.

© Kris Graves

A presença desta enorme estrutura circular transforma completamente a percepção do espaço geométrico do pátio, transformando-o em um ambiente imersivo onde os visitantes são convidados a flutuar para dentro e para fora,  criando um contraste evidente com o ambiente construído dos arredores do museu. Somando-se a isso, o espaço pode - e deve - ser experimentado de forma descontraída, aproveitando a sombra da instalação e uma das redes para deitar e relaxar enquanto observamos o panorama desta selva urbana suspensa sobre as nossas cabeças. Do lado de fora, a estrutura espacial apresenta infinitos "espinhos" de madeira responsáveis por criar uma sensação dinâmica de movimento. 

© Kris Graves

Há 20 anos, o Programa Jovens Arquitetos do Museu de Arte Moderna e do MoMA PS1 oferece a jovens arquitetos uma oportunidade inigualável, convidando-os a pensar e desenvolver projetos inovadores que posteriormente poderão ser construídos junto ao MoMA PS1. A cada ano a comunidade de jovens arquitetos é impelida a participar, desenvolvendo projetos criativos de instalações temporárias e efêmeras mas não menos atraentes e curiosas. Além disso, o programa anual do MoMA procura valorizar projetos sustentáveis e ambientalmente sensíveis.

© Kris Graves

Os vencedores das edições anteriores incluem a instalação "Lumen" por Jenny Sabin Studio (2017), "Weavinfg the Courtyard" por Escobedo Soliz Studio (2016), COSMO por Andrés Jaque / Office for Political Innovation (2015), The Living / Hy-Fi por David Benjamin (2014), CODA / Caroline O'Donnell's (2013), Wendy por HWKN (2012), "Holding Pattern" por Interboro Parners (2011), "Pole Dance" por SO-IL (2010), "Afterparty" por MOS (2009) e "Public Fazenda 1" por Work AC (2008).

© Rafael Gamo

Líderes do projeto: Ana Paula Ruiz Galindo, Mecky Reuss Team 
Equipe Pedro & Juana: Adriana Carlos, Vani Monjaraz, Roel Schierbeek, Shaina Saporta ARUP 
Redes: Entre Nudos 
Consultoria de cascata: Jenna Didier e ARUP 
Consultoria d iluminação: ARUP 
Modelo: Julia DiPietro, Yuki Nakayama

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Pedro & Juana inauguram 'Hórama Rama' no MoMA PS1" [Pedro and Juana Launch their 'Hórama Rama' at MoMA PS1] 05 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920332/pedro-and-juana-inauguram-horama-rama-no-moma-ps1> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.