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Diário de viagem por Tóquio: arquitetura e mangá

Diário de viagem por Tóquio: arquitetura e mangá

Viajar pelo Japão pode ser uma experiência impressionante para um turista ocidental - especialmente se este tiver alguma relação com a arquitetura. Além das enormes diferenças culturais, o país é conhecido por uma produção arquitetônica riquíssima - oito dos 42 laureados do Prêmio Pritkzer são japoneses - que mantém sua consistência desde os anos 1960.

No livro Japan Diaries: Architecture and more, da a+t architecture publishers, Aurora Fernandez Per e Javier Mozas viajam por diversas regiões relatando uma imagem subjetiva e mais ampla do país. Mistura de diário de viagens e catálogo de edifícios, o volume reúne alguns dos projetos mais instigantes construídos nas últimas décadas nas maiores cidades do Japão.

A seguir, apresentamos os edifícios visitados em Tóquio e sua região metropolitana, acompanhados de um breve relato dos autores sobre as obras.

Torre de cápsulas Nagakin / Kisho Kurokawa (1972)

Torre de cápsulas Nagakin / Kisho Kurokawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Torre de cápsulas Nagakin / Kisho Kurokawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers

"Kisho Kirokawa prioriza a relação entre o indivíduo e a metápole em comparação com outros laços sentimentais ou familiares. Profetizou sobre a vida em solidão em meio a milhões de solidões - o governo japonês estima que em 2040, 39% da população será composta por pessoas sozinhas - mas seus projetos mostra uma supervalorização do poder do arquiteto."

Torre de cápsulas Nagakin / Kisho Kurokawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Torre de cápsulas Nagakin / Kisho Kurokawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers

Shizuoka Press and Broadcasting Center / Kenzo Tange (1967)

Shizuoka Press and Broadcasting Center / Kenzo Tange. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Shizuoka Press and Broadcasting Center / Kenzo Tange. Image Cortesia de a+t architecture publishers

“Em meio a essa teia de fluxos, a torre de Tange aparece em grande parte na esquina da Sotobori Dori, em Ginza. As saliências estão suspensas acima da via expressa, desdenhando o que ocorre no nível do solo. O apoio é tão monumental que os módulos do escritório parecem desproporcionalmente reduzidos, como pequenos coalas abraçando o tronco de um eucalipto."

Shizuoka Press and Broadcasting Center / Kenzo Tange. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Shizuoka Press and Broadcasting Center / Kenzo Tange. Image Cortesia de a+t architecture publishers

Hillside Terrace / Fumihiko Maki (1969-1998)

Hillside Terrace / Fumihiko Maki. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Hillside Terrace / Fumihiko Maki. Image Cortesia de a+t architecture publishers

“Hillside Terrace é a versão em miniatura de uma cidade e levou mais de trinta anos para ser concluída. Conta com edifícios baixos, espaços públicos interligados, muros, passagens e vegetação.”

Hillside Terrace / Fumihiko Maki. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Hillside Terrace / Fumihiko Maki. Image Cortesia de a+t architecture publishers

House Na / Sou Fujimoto (2007-2011)

House Na / Sou Fujimoto. Image Cortesia de a+t architecture publishers
House Na / Sou Fujimoto. Image Cortesia de a+t architecture publishers

“A desmaterialização da fachada, dando uma primeira impressão de fragilidade, é equilibrada com o restante do volume, que se torna mais fechado quanto mais se adentra o lote.”

House Na / Sou Fujimoto. Image Cortesia de a+t architecture publishers
House Na / Sou Fujimoto. Image Cortesia de a+t architecture publishers

Museo Sumida Hokusai / Kazuyo Sejima and Associates (2016)

Museo Sumida Hokusai / Kazuyo Sejima and Associates. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Museo Sumida Hokusai / Kazuyo Sejima and Associates. Image Cortesia de a+t architecture publishers

"O espaço da praça penetra o térreo através de alguns rasgos que fazem lembrar as cortinas formadas por fios de lamen pendurados em barras de madeira. A penumbra nessas aberturas contrasta muito com o alumínio, que as transforma em intrigantes fissuras."

Museo Sumida Hokusai / Kazuyo Sejima and Associates. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Museo Sumida Hokusai / Kazuyo Sejima and Associates. Image Cortesia de a+t architecture publishers

New Sky Building / Yoji Watanabe (1972)

New Sky Building / Yoji Watanabe. Image Cortesia de a+t architecture publishers
New Sky Building / Yoji Watanabe. Image Cortesia de a+t architecture publishers

"As cápsulas foram montadas em partes sobre uma estrutura de metal. Não são módulos tridimensionais pré-fabricados, mas painéis de fachadas e lajes montados na estrutura."

New Sky Building / Yoji Watanabe. Image Cortesia de a+t architecture publishers
New Sky Building / Yoji Watanabe. Image Cortesia de a+t architecture publishers

Small House / Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (2000)

Small House / Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Small House / Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers

“Você se pergunta o que veio primeiro, a forma ou o programa. O terreno é tão comprometido que a casa se parece com uma criança metrô, com medo de ser esmagada na hora do rush."

Small House / Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Small House / Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers

Habitação Moriyama / Office of Ryue Nishizawa (2005)

Habitação Moriyama / Office of Ryue Nishizawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Habitação Moriyama / Office of Ryue Nishizawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers

“Isso - Ryue Nishizawa deve ter pensado - é o que eu quero: uma nova paisagem e uma habitação mais livre, que propõe usos em vez de se adaptar a padrões antigos que não funcionam mais. O coletivo e o privado fluem de acordo com a vontade dos usuários, de maneira específica, no tempo mais que no espaço."

Habitação Moriyama / Office of Ryue Nishizawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Habitação Moriyama / Office of Ryue Nishizawa. Image Cortesia de a+t architecture publishers

Habitação em Okurayama / Kazuyo Sejima and Associates (2008)

Habitação em Okurayama / Kazuyo Sejima and Associates. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Habitação em Okurayama / Kazuyo Sejima and Associates. Image Cortesia de a+t architecture publishers

"Um universo mínimo, uma cidade assombrada entre muros de concreto, indiferente ao funcionamento do trem elevado e ao burbirinho comercial que rodeia a estação de Okurayama. É um mundo curvo e estreito, onde os usos se misturam, entrelaçados na vida de seus habitantes."

Habitação em Okurayama / Kazuyo Sejima and Associates. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Habitação em Okurayama / Kazuyo Sejima and Associates. Image Cortesia de a+t architecture publishers

Biblioteca da Universidad de Tama / Toyo Ito (2007)

Biblioteca da Universidad de Tama / Toyo Ito . Image Cortesia de a+t architecture publishers
Biblioteca da Universidad de Tama / Toyo Ito . Image Cortesia de a+t architecture publishers

"O edifício parece dominar a colina, lembra uma imagem virtual. Só os acessos, com seus elementos mundanos, me trazem de volta à realidade. Não tenho palavras para descrever o sentimento que este edifício me causou. Quqlquer dúvida simplesmente desaparece."

Biblioteca da Universidad de Tama / Toyo Ito . Image Cortesia de a+t architecture publishers
Biblioteca da Universidad de Tama / Toyo Ito . Image Cortesia de a+t architecture publishers

Kanagawa Institute of Technology / Junya Ishigami (2008-2010)

Kanagawa Institute of Technology / Junya Ishigami. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Kanagawa Institute of Technology / Junya Ishigami. Image Cortesia de a+t architecture publishers

"A floresta de pilares se adensa ou rarefaz entre mesas e bancadas de trabalho. Um planador branco, suspenso no teto por cabos e polias, se camulha entre esta floresta artificial. A vegetação espalhada pela sala parece se adaptar bem a esse ambiente. O vidro é tão transparente que as árvores de fora parecem estar dentro, fazendo parte desta natureza condicionada."

Kanagawa Institute of Technology / Junya Ishigami. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Kanagawa Institute of Technology / Junya Ishigami. Image Cortesia de a+t architecture publishers

Para saber mais sobre o livro, acesse a página da a+t architecture publishers.

Capa do livro "JAPAN DIARIES. ARCHITECTURE AND MORE" de Aurora Fernandez Per e Javier Mozas. Image Cortesia de a+t architecture publishers
Capa do livro "JAPAN DIARIES. ARCHITECTURE AND MORE" de Aurora Fernandez Per e Javier Mozas. Image Cortesia de a+t architecture publishers

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Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Diário de viagem por Tóquio: arquitetura e mangá " 28 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919960/diario-de-viagem-por-toquio-arquitetura-e-manga> ISSN 0719-8906

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