BIG projeta hotel de 18 pavimentos em parque de diversões no centro de Copenhague

BIG projeta hotel de 18 pavimentos em parque de diversões no centro de Copenhague

O escritório de arquitetura dinamarquês BIG, acaba de revelar o projeto de um novo hotel que será construído dentro dos Jardins do Tivoli, um emblemático parque de diversões da cidade de Copenhague. Conhecido como H.C. Andersen Hotel, a estrutura de 18 pavimentos assumirá a forma de um pagode para tornar-se o novo símbolo do Tivoli. Desenvolvido para o icônico parque de diversões do centro da capital dinamarquesa, o projeto inclui a reforma e a ampliação do histórico edifício do castelo de 1893, bem como a renovação do Pavilhão Panorama, construído em 1883. Projetado por Bjarke Ingels e companhia, o edifício do Hotel será a mais nova adição na estrutura do Tivoli, como mais um capítulo que se escreve sobre um palimpsesto arquitetônico.

Cortesia de Bjarke Ingels Group
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Fundado em 1843, o Tivoli é uma das mais icônicas estruturas da cidade de Copenhague. O parque é visto como um organismo vivo, uma estrutura em contínuo processo de transformação. Para o CEO do Tivoli, Lars Liebst, a constante busca por um equilíbrio entre estruturas históricas e arquitetura de vanguarda é o que faz do Tivoli um espaço tão especial. “Somente por meio de projetos como esse, o Tivoli permanecerá sendo relevante no futuro. Já nos foi provado mais de uma vez que, apesar do encanto das estruturas históricas do parque, é preciso que ele se renove para que ele continue existindo. A transformação está no DNA do Tivoli, algo que faz parte de sua história. Importantes arquitetos e arquitetas deixaram aqui a sua marca ao longo do tempo, e isso é o que procuramos fazer hoje, é isso o que o Tivoli tem de melhor.”

O nome do Hotel foi especialmente escolhido para prestar homenagem a um dos mais famosos escritores dinamarqueses, Hans Christian Andersen, conhecido principalmente por seus criativos contos de fadas. O novo edifício do parque assumirá a forma de um pagode verde, uma sobreposição de lajes jardins que abrigarão um exuberante jardim vertical. O projeto foi desenvolvido como símbolo da sustentabilidade do parque, o Tivoli procura priorizar a utilização de energias renováveis e projetos de edifícios de baixo impacto ambiental.

Cortesia de Bjarke Ingels Group
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Como Bjarke Ingels explica, “o Tivoli é um oásis no centro de Copenhague, uma mistura de exuberantes jardins e extravagantes arquiteturas. Um bairro verdadeiramente cosmopolita no coração da nossa capital. Cultura e biodiversidade fazem parte da alma deste lugar. Com o projeto de renovação do Castelo de 1893 e o novo edifício do Hotel, procuramos ressaltar as características originais da histórica estrutra do castelo, além de criar uma nova tipologia, inspirada nas demais arquitetura do parque. Um híbrido entre o pagode, o pavilhão e o edifício jardim, nossa proposta procura criar um diálogo entre o passado e o futuro da nossa cidade - as vizinhas Rundetårn e Axel Towers - além do imenso arquivo de projetos que nunca foram construídos na cidade. Ele representa o passado, o presente e a fantasia do futuro.”

Cortesia de Bjarke Ingels Group
Cortesia de Bjarke Ingels Group

Além do projeto do BIG para o Hans Christian Andersen Hotel, a prefeitura da capital aproveitou a oportunidade para apresentar uma proposta que pretende transformar a Vesterbrogade em um novo parque urbano. Desenvolvido pelo escritório de planejamento urbano Gehl, a proposta criaria uma nova área de lazer de mais de 10.000 m² totalmente aberta ao tráfego exclusivo de pedestres e ciclistas. A proposta da Gehl foi desenvolvida para ampliar a acessibilidade na região central, conectando a praça da prefeitura e o Tivoli, além de fortalecer o perfil da cidade de Copenhague como uma das cidades mais sustentáveis e agradáveis de se viver.

O próximo passo para ambos projetos é a aprovação pelos órgãos competentes, além de um processo de consulta pública.

Via BIG

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "BIG projeta hotel de 18 pavimentos em parque de diversões no centro de Copenhague" [BIG Designs 18-Story Pagoda for Tivoli in Copenhagen] 22 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919365/big-projeta-hotel-de-18-pavimentos-em-parque-de-diversoes-no-centro-de-copenhague> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.