BIG projeta hotel de 18 pavimentos em parque de diversões no centro de Copenhague

O escritório de arquitetura dinamarquês BIG, acaba de revelar o projeto de um novo hotel que será construído dentro dos Jardins do Tivoli, um emblemático parque de diversões da cidade de Copenhague. Conhecido como H.C. Andersen Hotel, a estrutura de 18 pavimentos assumirá a forma de um pagode para tornar-se o novo símbolo do Tivoli. Desenvolvido para o icônico parque de diversões do centro da capital dinamarquesa, o projeto inclui a reforma e a ampliação do histórico edifício do castelo de 1893, bem como a renovação do Pavilhão Panorama, construído em 1883. Projetado por Bjarke Ingels e companhia, o edifício do Hotel será a mais nova adição na estrutura do Tivoli, como mais um capítulo que se escreve sobre um palimpsesto arquitetônico.

Cortesia de Bjarke Ingels Group

Fundado em 1843, o Tivoli é uma das mais icônicas estruturas da cidade de Copenhague. O parque é visto como um organismo vivo, uma estrutura em contínuo processo de transformação. Para o CEO do Tivoli, Lars Liebst, a constante busca por um equilíbrio entre estruturas históricas e arquitetura de vanguarda é o que faz do Tivoli um espaço tão especial. “Somente por meio de projetos como esse, o Tivoli permanecerá sendo relevante no futuro. Já nos foi provado mais de uma vez que, apesar do encanto das estruturas históricas do parque, é preciso que ele se renove para que ele continue existindo. A transformação está no DNA do Tivoli, algo que faz parte de sua história. Importantes arquitetos e arquitetas deixaram aqui a sua marca ao longo do tempo, e isso é o que procuramos fazer hoje, é isso o que o Tivoli tem de melhor.”

O nome do Hotel foi especialmente escolhido para prestar homenagem a um dos mais famosos escritores dinamarqueses, Hans Christian Andersen, conhecido principalmente por seus criativos contos de fadas. O novo edifício do parque assumirá a forma de um pagode verde, uma sobreposição de lajes jardins que abrigarão um exuberante jardim vertical. O projeto foi desenvolvido como símbolo da sustentabilidade do parque, o Tivoli procura priorizar a utilização de energias renováveis e projetos de edifícios de baixo impacto ambiental.

Cortesia de Bjarke Ingels Group

Como Bjarke Ingels explica, “o Tivoli é um oásis no centro de Copenhague, uma mistura de exuberantes jardins e extravagantes arquiteturas. Um bairro verdadeiramente cosmopolita no coração da nossa capital. Cultura e biodiversidade fazem parte da alma deste lugar. Com o projeto de renovação do Castelo de 1893 e o novo edifício do Hotel, procuramos ressaltar as características originais da histórica estrutra do castelo, além de criar uma nova tipologia, inspirada nas demais arquitetura do parque. Um híbrido entre o pagode, o pavilhão e o edifício jardim, nossa proposta procura criar um diálogo entre o passado e o futuro da nossa cidade - as vizinhas Rundetårn e Axel Towers - além do imenso arquivo de projetos que nunca foram construídos na cidade. Ele representa o passado, o presente e a fantasia do futuro.”

Cortesia de Bjarke Ingels Group

Além do projeto do BIG para o Hans Christian Andersen Hotel, a prefeitura da capital aproveitou a oportunidade para apresentar uma proposta que pretende transformar a Vesterbrogade em um novo parque urbano. Desenvolvido pelo escritório de planejamento urbano Gehl, a proposta criaria uma nova área de lazer de mais de 10.000 m² totalmente aberta ao tráfego exclusivo de pedestres e ciclistas. A proposta da Gehl foi desenvolvida para ampliar a acessibilidade na região central, conectando a praça da prefeitura e o Tivoli, além de fortalecer o perfil da cidade de Copenhague como uma das cidades mais sustentáveis e agradáveis de se viver.

O próximo passo para ambos projetos é a aprovação pelos órgãos competentes, além de um processo de consulta pública.

Via BIG

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "BIG projeta hotel de 18 pavimentos em parque de diversões no centro de Copenhague" [BIG Designs 18-Story Pagoda for Tivoli in Copenhagen] 22 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919365/big-projeta-hotel-de-18-pavimentos-em-parque-de-diversoes-no-centro-de-copenhague> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.