IKEA lança projeto de habitação "Do it Yourself"

Faz tempo que a IKEA caiu nas graças do povo, e porque não, de grande parte da comunidade de arquitetos. O conceito de "Do it Yourself" parece cada vez mais apelativo em uma sociedade cada dia mais individualista. Seus móveis de design simples e requintado passaram a ser objetos de desejo de tal forma que a IKEA se tornou um sinônimo de design, praticidade e beleza. Todos os dias, do Japão aos Estados Unidos e da Noruega à Honk Kong, casas inteiras são montadas exclusivamente com móveis da IKEA. Pensando nisso, a empresa multinacional fundada na Suécia está planejando alçar voos mais altos: construir casas inteiras. Durante o último Democratic Design Days, um evento anual onde a IKEA apresenta as suas novidades para o mundo, a empresa lançou o The Urban Village Project, uma colaboração desenvolvida em parecia com o SPACE10 (Laboratório de Pesquisa da IKEA) e o EFFEKT Architects. Após dois anos de pesquisas e prototipagem, o The Urban Village está pronto para ser divulgado ao público, uma nova maneira de projetar, construir, compartilhar e habitar nossas cidades.

IKEA lança projeto de habitação Do it Yourself - Mais Imagens+ 25

Em resposta à chamada crise habitacional e ambiental mundial, a IKEA pretende oferecer uma alternativa aos tradicionais modelos de construção. A ambiciosa proposta expande o conceito "DIY" à escala urbana. Segundo a empresa, o The Urban Village servirá como um instrumento de promoção do convívio e a colaboração entre as pessoas, oferecendo mais opções e diversidade ao mercado imobiliário.

Livability. Image Made by EFFEKT Architects for SPACE10

De uma maneira geral, o objetivo do The Urban Village Project é proporcionar uma melhor qualidade de vida as pessoas. O sistema construtivo modular foi pensado para promover a criação de novas comunidades onde as pessoas são convidadas a dividir e compartilhar o seu espaço. Suas distintas configurações podem ser adaptadas para melhor acolher diferentes tipos de família, desde apartamentos para uma pessoa até casas maiores para famílias inteiras ou grupos de amigos.

A Home for Life. Image Made by EFFEKT Architects for SPACE10

Assim como os móveis produzidos pela IKEA, o protótipo modular da casa foi concebido para ser montado, reutilizado e reciclado. Além disso, a estrutura de madeira laminada colada reduz ainda mais a pegada de carbono da casa. A comunidade de edifícios modulares teriam acesso a serviços e instalações compartilhadas, além de um aplicativo para o gerenciamento e controle das funções da casa.

Digital Platform, Your Home in Your Pocket - All Screens. Image Made by Norgram for SPACE10

“O Urban Villages é um sistema de construção modular que permitirá configurar uma ampla gama de diferentes tipologias de habitação para diferentes cenários urbanos. O sistema foi projetado para ser desmontado e reutilizado, minimizando a pegada de carbono dos edifícios e promovendo a sustentabilidade na indústria da construção.” disse Sinus Lynge, sócio do EFFEKT Architects

A IKEA não está preocupada apenas em redesenhar as nossas casas, mas em reinventar as nossas cidades. Entretanto, construir uma casa é muito diferente de montar um móvel. Para inserir o produto no mercado imobiliário, o The Urban Village Project pretende firmar parcerias com diferentes grupos de investidores que possam financiar a produção e construção das comunidades. Segundo os arquitetos, o sistema funcionaria como uma espécie de consórcio comunitário que poderia estimular a construção de residências mais baratas e que atendam principalmente os interesses dos moradores.

Resource Management. Image Made by EFFEKT Architects for SPACE10

Além da estrutra da casa, os usuários pagariam uma taxa mensal e pacotes de serviços por assinatura. O acesso à casa própria seria feito através de um mercado de ações, onde os moradores poderiam comprar "cotas" destes imóveis. Através desta abordagem a IKEA pretende facilitar o acesso à moradia própria para quem tem algum dinheiro para investir.

Atualmente estamos atravessando uma crise imobiliária global com uma enorme demanda por habitação de baixo custo. Dizem quem no mundo todo mais de um milhão de pessoas se mudam para as cidades a cada semana, o que significa que em pouco mais de dez anos, 1,6 bilhão de moradias deveriam ser construídas para abrigar estes novos moradores. As áreas urbanizadas existentes também estão se esgotando, nos impelindo a construir cidades inteiras a partir do zero.

Local Material Village Medellin. Image Made by EFFEKT Architects for SPACE10

O SPACE10 vem estudando a fundo a viabilidade deste novo produto em parceira com os arquitetos da EFFEKT e a IKEA. Não sabemos se o The Urban Village Project será de fato lançado no mercado, mas com certeza ele já está fazendo bastante fumaça.

Saiba mais sobre o The Urban Village Project aqui: www.urbanvillageproject.com

Creditos:

IKEA. O SPACE10 está focado em encontrar respostas alternativas aos principais desafios do futuro relacionados à habitação; Além disso, o SPACE10 procura inspirar a IKEA a cumprir seu compromisso com o design e a qualidade de vida.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "IKEA lança projeto de habitação "Do it Yourself"" [IKEA Explores Future Urban Living for the Many] 08 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918590/ikea-lanca-projeto-de-habitacao-do-it-yourself> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.