Quatro visões para o futuro da Notre-Dame

A pouco mais de um mês do trágico incêndio na Notre-Dame de Paris, a comunidade arquitetônica segue se perguntando o que foi que aconteceu naquele fatídico dia 15 de Abril de 2019. Mas a pergunta mais importante não encontra-se no tempo passado, e sim no futuro: e agora? Um impressionante quantidade de imagens tomou de assalto as redes sociais e a internet ao longo das últimas semanas, propostas que aproveitam a oportunidade para discutir o futuro de Notre-Dame de uma maneira mais ampla. Alguns imaginam a cobertura de Notre-Dame sendo transformada em uma fazenda urbana, outros em uma piscina pública ou um edifício garagem. As respostas são tão variadas quanto imprevisíveis.

Antes mesmo de baixar a fumaça da torre caída, o governo da França se comprometeu a reconstruí-la, lançando um concurso público de arquitetura para redesenhar o pináculo de Notre-Dame. A chamada publicada pelas autoridades francesas aponta para uma direção de mudança: “uma nova estrutura que considere às técnicas e desafios do nosso tempo”. Paralelamente ao comunicado oficial, a GoArchitects anunciou um concurso público não-oficial chamado de "The People's Notre-Dame Cathedral Design Competition", uma alternativa à um concurso que provavelmente considerará apenas as propostas enviadas pelos grandes escritórios de arquitetura do mundo, caso não seja um concurso fechado ou por convite.

Abaixo, reunimos algumas das principais propostas já publicadas de reforma e transformação de Notre-Dame. Para mais informações sobre o incêndio e os concursos divulgados, acesse nossa cobertura completa aqui.

Studio NAB

© Studio NAB

O Studio NAB propôs uma nova estrutura de vidro semelhante a uma estufa no lugar da antiga cobertura de madeira da Catedral. Descrito como uma catedral “verde para todos”, o projeto prevê a criação de uma estufa no telhado que "envolve a reintrodução da biodiversidade, educação e solidariedade". Leia o artigo completo aqui.

Vincent Callebaut Architectures

© Vincent Callebaut Architectures

Vincent Callebaut Architectures desenvolveu um projeto transcendente, um novo símbolo para a Paris do futuro, resiliente e ecológico, inspirado pela biomimética e uma ética comum para uma relação simbiótica mais justa entre os seres humanos e a natureza. Mais informações sobre o projeto do VCA aqui.

Valentino Gareri

© Valentino Gareri

O projeto utópico de Gareri prevê a construção de uma série de novas cúpulas de vidro sobre a nave da catedral, estruturas geodésicas que abrigam diferentes programas e espaços funcionais. Segundo o arquiteto italiano, Notre-Dame seria transformada em um parque elevado e intempestivo, oferecendo vistas panorâmicas para a cidade de Paris e um novo museu que hospedaria as relíquias da antiga igreja além de espaços para exposição de obras de arte e um auditório.

Cent Alantar

© Cent Alantar

Com sua proposta aparentemente simples, Cent Alantar (veiculada via facebook) pretende reconstruir o pináculo perdido, porém, sobre uma nova estrutura de vidro que permitiria ver a torre desde o interior da Catedral. O seu projeto de restauração da Notre-Dame procuraria respeitar o caráter original do edifício e "revelar os valores estéticos e históricos do monumento."

Why the Notre-Dame Cathedral Fire was So Difficult to Tackle

For almost a millennium, Notre-Dame Cathedral has stood proudly on Paris' central Île de la Cité, a symbol of the city's history, culture, and romanticism. On Monday, April 15th, 2019, thousands who lined the banks of the Seine and millions more across the world watched on in a mixture of disbelief, heartbreak, and helplessness as the Gothic masterpiece burned before their eyes.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Quatro visões para o futuro da Notre-Dame" [4 Visions for Notre-Dame Cathedral] 22 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917536/quatro-visoes-para-o-futuro-da-notre-dame> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.