odD+ Architects reinterpreta os históricos pátios e jardins de Quito em uma tipologia vertical

O escritório odD + Architects projetou uma torre residencial com jardins externos em Quito, Equador. Inspirada na tradicional arquitetura da cidade de claustros e jardins, a torre reinterpreta a ideia de pátio em sua fachada. Apelidado de Jardim Comum, o projeto enquadra perspectivas da paisagem urbana em seus 12 pavimentos de jardins e arcadas.

odD+ Architects reinterpreta os históricos pátios e jardins de Quito em uma tipologia vertical - Mais Imagens+ 1

Cortesia de odD+ Architects

Os arcos servem não apenas como estrutura principal da torre, mas também criam bolsões de vegetação a cada nível. Quito se localiza precisamente sobre a linha do Equador, onde o sol incide quase a 90 graus em partes do ano e onde praticamente não há variação de estações. Por essa razão, diz a equipe, edifícios em altura têm o potencial de se tornarem ecossistemas verticais que tiram proveito do sol equatorial.

Cortesia de odD+ Architects
Cortesia de odD+ Architects

O projeto utiliza o sol para se tornar um repositório de vida vegetal e animal na cidade. Cada apartamento é cercado por seus próprios jardins privados no meio de um ambiente urbano denso; isso cria uma experiência única para os habitantes e muda o cenário urbano, acrescentando não apenas camadas de natureza, mas também de história e um sentido de reflexão na cidade.

Via odD+ Architects

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "odD+ Architects reinterpreta os históricos pátios e jardins de Quito em uma tipologia vertical" [odD+ Architects Reinterpret Historic Courtyards and Gardens in Quito Tower] 18 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917133/odd-plus-architects-reinterpreta-os-historicos-patios-e-jardins-de-quito-em-uma-tipologia-vertical> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.