Henning Larsen entre os vencedores para projetar a nova sede da Shenzhen Bay na China

O escritório dinamarquês Henning Larsen foi um dos três finalistas selecionados para projetar a sede da Shenzhen Bay na China. Selecionados entre 15 participantes, a equipe irá colaborar no projeto de um distrito de 5,5 milhões de m² em conjunto com os outros ganhadores, Shenzhen Cube Architecture + Swooding Architects Limited.

Henning Larsen entre os vencedores para projetar a nova sede da Shenzhen Bay na China - Mais Imagens+ 6

Shenzhen Bay Headquarters City. Image Courtesy of Henning Larsen

Para estabelecer Shenzhen como o coração da Greater Bay Area, Henning Larsen propôs um masterplan que muda os paradigmas do planejamento urbano chinês e estabelece os padrões para uma cidade verde, sustentável e habitável. Shenzhen Bay Headquarters City é parte de uma área que possui uma população de 70 milhões de pessoas e inclui outras cidades como Guangzhou, Hong Kong e Macau. Muitas vezes chamado do Silicon Valley Chinês, Shenzhen é o lar de uma série de gigantes dedicados à inovação e tecnologia, como Tencent, Huawei e ZTE. A localização do projeto oferece uma oportunidade única para reparar um histórico elo perdido entre a cidade e o mar.

Shenzhen Bay Headquarters City. Image Courtesy of Henning Larsen

"Nosso projeto visa tornar Shenzhen a cidade à beira-mar que sempre deveria ter sido", diz Claude Godefroy, sócio e diretor de design do escritório de Henning Larsen em Hong Kong. "Para criar uma orla atraente, levamos os espaços comerciais e culturais para longe da costa, para que os cidadãos finalmente possam aproveitar a atmosfera da Baía de Shenzhen em um ambiente urbano ativado, como em Sydney, Cingapura ou Copenhague", diz Henning Larsen. Buscando criar um reino urbano de pedestres, os carros são relegados a uma extensa rede subterrânea de rodovias, estradas e estacionamento. “A maioria dos carros dos passageiros nunca irá aparecer no distrito. Isso vai mudar tudo para a qualidade da experiência de pedestres e será bastante singular na China ”, acrescenta Godefroy.

Shenzhen Bay Headquarters City. Image Courtesy of Henning Larsen

Em lugar dos enormes shoppings tradicionais, que se situam sob os prédios altos, Henning Larsen propõe um tecido urbano permeável composto de prédios menores entre as torres. Ao nível dos olhos, esta tipologia urbana oferece uma escala humana com vielas estreitas e pequenas praças. O projeto também visa abordar o efeito de ilha de calor urbana. "O sucesso deste distrito depende em grande parte da nossa capacidade de reduzir o calor no âmbito público, especialmente quando se considera a mudança climática", explica Godefroy. “Sabemos por experiência que nossas iniciativas podem reduzir o calor dentro do distrito em 5 a 8 graus em relação à cidade vizinha. O conforto desses lugares incentivará os cidadãos a usar mais os espaços públicos ”.

Shenzhen Bay Headquarters City. Image Courtesy of Henning Larsen

Os arquitetos tomaram medidas para atualizar o projeto das áreas públicas e criar um plano de cidade que seja relevante para as necessidades das gerações futuras. Essas iniciativas se tornaram “Cidades” adicionais que foram adicionadas ao masterplan: Cidade da Natureza, Cidade Compartilhada, Cidade Inteligente, Cidade do Conhecimento, Cidade da Arte e Cidade do Lazer.

Uma Cidade das Artes

As iniciativas da “Cidade das Artes” visam criar uma experiência cultural coesa em todo o masterplan. Cada parcela já precisa construir 5-8% de sua área como programa cultural por lei, mas é necessário haver coordenação para garantir a complementaridade das diferentes galerias e locais. No âmbito público, a arte será exibida nas ruas por temas, como em um museu. A orla abrigará espaços culturais maiores para artes cênicas e exposições. Além disso, um plano ambicioso para impor espaços públicos e culturais no auge das torres mais altas criará o “Skyline of Art” e definirá a imagem geral de todo o distrito.

Shenzhen Bay Headquarters City. Image Courtesy of Henning Larsen

Uma Cidade Compartilhada

A economia compartilhada está mudando cada vez mais os espaços de trabalho e desafiando os dogmas do que nossas cidades deveriam ser. O masterplan da Baía de Shenzhen oferece uma variedade de espaços de trabalho compartilhados em edifícios dedicados e integrados no âmbito público. Os prédios de trabalho dedicados estão espalhados no masterplan e oferecem acesso independente, pórticos maiores, átrios internos e acesso a comodidades como lanchonetes, academia e salas de reunião compartilhadas.

Uma cidade da Floresta

Um plano ambicioso para plantar 10.000 árvores no distrito sombrearia e esfriaria o espaço público, mas também reduziria a poluição do ar e do ruído. Juntamente com jardins filtrantes no nível do solo, as árvores forneceriam um habitat semelhante a uma floresta para pássaros e insetos.

Henning Larsen pretende colaborar estreitamente com os outros dois vencedores e com o governo para refinar o projeto e propor uma visão final coerente do masterplan.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Henning Larsen entre os vencedores para projetar a nova sede da Shenzhen Bay na China" [Henning Larsen Among Winning Teams to Design Shenzhen Bay Headquarters City in China] 16 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916806/henning-larsen-entre-os-vencedores-para-projetar-a-nova-sede-da-shenzhen-bay-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.