Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook

Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook

Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook
Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook, © Peter M. Cook
© Peter M. Cook

O fotógrafo de arquitetura britânico Peter M. Cook documentou a cidade de Tóquio e sua evolução por mais de vinte anos. Após registrar o desenvolvimento da cidade e seus edifícios com uma câmera de grande formato, seu primeiro livro de fotos foi publicado pela editora Hatje Cantz Verlag. As 100 fotografias monocromáticas revelam a história de uma das cidades mais icônicas do mundo.

© Peter M. Cook © Peter M. Cook © Peter M. Cook © Peter M. Cook + 10

© Peter M. Cook
© Peter M. Cook

Peter M. Cook tem formação acadêmica em arquitetura. Enquanto fazia fotografias para documentar edifícios como parte de seus estudos, descobriu que sua verdadeira paixão era a fotografia. Em 1992, depois de mudar completamente seu foco para esse modo de expressão, começou a fazer viagens regulares a Tóquio, onde finalmente se estabeleceu em 1998. Este livro, intitulado Edo, coroa mais de vinte anos que Cook passou cobrindo o desenvolvimento arquitetônico da cidade. Além de outras referências a filmes que tiveram uma influência importante em seu trabalho, Cook cita o monumental filme mudo de Fritz Lang Metropolis (1927) como a maior fonte de inspiração para sua obra e certamente uma das mais proeminentes explorações artísticas sobre o tema da cidade futurista.

© Peter M. Cook
© Peter M. Cook

Não é coincidência que o título Edo se refira ao antigo nome de Tóquio durante o shogunato Tokugawa (período Edo) que durou entre 1603 a 1868 e trouxe, entre outras coisas, a tradição do Ukiyo-e, um gênero de pintura e gravura japonesa que influenciou a Europa. 

© Peter M. Cook
© Peter M. Cook

Com um prefácio escrito pelo arquiteto Kengo Kuma e com um ensaio de Maggie O'Regan, o recém-lançado volume de Peter M. Cook oferece uma nova perspectiva sobre Tóquio e sua arquitetura.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook" [Discover 20 Years of Tokyo's Development Through the Lens of Peter M. Cook] 10 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916442/duas-decadas-da-evolucao-de-toquio-pelas-lentes-de-peter-m-cook> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.