Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook

O fotógrafo de arquitetura britânico Peter M. Cook documentou a cidade de Tóquio e sua evolução por mais de vinte anos. Após registrar o desenvolvimento da cidade e seus edifícios com uma câmera de grande formato, seu primeiro livro de fotos foi publicado pela editora Hatje Cantz Verlag. As 100 fotografias monocromáticas revelam a história de uma das cidades mais icônicas do mundo.

Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook - Mais Imagens+ 5

© Peter M. Cook

Peter M. Cook tem formação acadêmica em arquitetura. Enquanto fazia fotografias para documentar edifícios como parte de seus estudos, descobriu que sua verdadeira paixão era a fotografia. Em 1992, depois de mudar completamente seu foco para esse modo de expressão, começou a fazer viagens regulares a Tóquio, onde finalmente se estabeleceu em 1998. Este livro, intitulado Edo, coroa mais de vinte anos que Cook passou cobrindo o desenvolvimento arquitetônico da cidade. Além de outras referências a filmes que tiveram uma influência importante em seu trabalho, Cook cita o monumental filme mudo de Fritz Lang Metropolis (1927) como a maior fonte de inspiração para sua obra e certamente uma das mais proeminentes explorações artísticas sobre o tema da cidade futurista.

© Peter M. Cook

Não é coincidência que o título Edo se refira ao antigo nome de Tóquio durante o shogunato Tokugawa (período Edo) que durou entre 1603 a 1868 e trouxe, entre outras coisas, a tradição do Ukiyo-e, um gênero de pintura e gravura japonesa que influenciou a Europa. 

© Peter M. Cook

Com um prefácio escrito pelo arquiteto Kengo Kuma e com um ensaio de Maggie O'Regan, o recém-lançado volume de Peter M. Cook oferece uma nova perspectiva sobre Tóquio e sua arquitetura.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Duas décadas da evolução de Tóquio, pelas lentes de Peter M. Cook" [Discover 20 Years of Tokyo's Development Through the Lens of Peter M. Cook] 10 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916442/duas-decadas-da-evolucao-de-toquio-pelas-lentes-de-peter-m-cook> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.