Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Obras de Tom Capobianco exploram movimento e espacialidade arquitetônica dentro de quadros na parede

Obras de Tom Capobianco exploram movimento e espacialidade arquitetônica dentro de quadros na parede

O arquiteto e artista Tom Capobianco compartilhou conosco uma série de obras recentes que tensionam a relação entre a bidimensionalidade do quadro e o espaço arquitetônico através ambientações encapsuladas em molduras de madeira.

"Quartz & Concrete". Image Cortesia de Tom Capobianco
"Quartz & Concrete". Image Cortesia de Tom Capobianco

Feitas a partir de duas ou mais camadas de papel cortado à laser, afixadas dentro de uma moldura de madeira, as obras de Capobianco exploram o vocabulário arquitetônico através de uma relação cinestésica entre obra e observador. Portas, escadas, janelas, ou ainda paredes e superfícies retorcidas conformam espaços arquitetônicos dentro da moldura que, de algum modo, se expandem na medida em que nos movemos ao redor deles. 

"Apartment". Image Cortesia de Tom Capobianco
"Apartment". Image Cortesia de Tom Capobianco

A questão da tridimensionalidade e um pouco ambígua. Inicio o processo produzindo modelos digitais em 3D com o software Rhinoceros, a partir daí crio images 2D que são, então, cortadas a laser e organizadas em camadas dentro de uma única moldura. Quando comecei a trabalhar como estagiário, passava muito tempo fazendo maquetes e percebi que fazer as maquetes me dava muito mais prazer e liberdade para experimentar do que quando trabalhava apenas em desenho digital. Percebi que trabalhar com as mãos diretamente na matéria era o caminho que no qual minha criatividade fluía melhor. A partir de então, venho focando meu trabalho cada vez mais em técnicas de fabricação. - Tom Capobianco

"Canyon". Image Cortesia de Tom Capobianco
"Canyon". Image Cortesia de Tom Capobianco

Em função da natureza espacial e cinestésica de suas obras, a melhor maneira de representá-las ao mundo (para aqueles que não podem ter a experiência física diante dos quadros) não é a fotografia, mas o vídeo. Veja, a seguir, alguns registros das obras de Capobianco em movimento.

Conheça mais da obra de Tom Capobianco acessando o Instagram do artista.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Obras de Tom Capobianco exploram movimento e espacialidade arquitetônica dentro de quadros na parede" 03 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916226/obras-de-tom-capobianco-exploram-movimento-e-espacialidade-arquitetonica-dentro-de-quadros-na-parede> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.