Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 6 de 20
CaixaForum Sevilla / Vázquez Consuegra. Image © Jesús Granada

Habitualmente, os revestimentos modulares para fachadas e envoltórias fornecem soluções rápidas e eficientes, mas muitas vezes carecem de riqueza e caráter para serem repetidos infinitamente, sem entrar em relação com o projeto arquitetônico e suas distintas funções e exigências.

Estes painéis de espuma de alumínio são fabricados mediante um processo de injeção de ar no alumínio fundido, que contém uma fina dispersão de partículas cerâmicas. Essas partículas estabilizam as bolhas de ar e criam painéis que oferecem um nível interessante de detalhes e variabilidade, gerando fachadas exclusivas com diferentes níveis de textura, transparência, brilho e opacidade. Seus painéis ultraleves podem ser usados como pranchas planas, são 100% recicláveis e estão disponíveis em formatos de tamanho padrão de até 3,66 metros de comprimento, embora também existam painéis personalizados mais longos.

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 2 de 20Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 3 de 20Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 4 de 20Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 5 de 20Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Mais Imagens+ 15

O produto Alusion™, da empresa Cymat, apresenta 3 variações básicas, grandes, médias e pequenas células, e é produzido em 3 espessuras. A superfície do material pode ser deixada em sua forma sólida, à medida que é produzida, ou pode ser submetida a tratamentos que geram diferentes superfícies; de uma aparência sólida "brilhante" a uma aparência translúcida de "espuma de água". À medida que a espessura aumenta, a densidade diminui, proporcionando diferentes aparências.

Células pequenas, médias e grandes

Dependendo do processo de fabricação, a espuma de alumínio pode fornecer diferentes densidades e diferentes níveis de transparência, dando mais ou menos visibilidade às células que a compõem.

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 13 de 20
Alusion™. Image Cortesía de Cymat Technologies Ltd.

De painéis totalmente opacos e fechados a versões que podem ser abertas completamente para ambos os lados, suas unidades podem absorver o som do ambiente e também refletir ou permitir a passagem da luz. Quanto maior a densidade, menor será o tamanho da célula e mais pesado e robusto será o material.

Esses três tipos também podem ser selecionados em três versões: natural, com células abertas de um lado ou com células abertas nos dois lados.

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 18 de 20
Alusion™. Image Cortesía de Cymat Technologies Ltd.

Fondazione Prada / OMA

Localizado em um antigo complexo industrial, o novo Museu Fondazione Prada é composto por 3 novos edifícios; um grande pavilhão de exposições, uma torre e um cinema. Buscando destacar as novas construções, cada volume foi projetado e revestido de maneira totalmente diferente. Para tanto, o pavilhão de exposição suspenso foi envolto em painéis de espuma de alumínio, verticais e brilhantes.

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 12 de 20
Fondazione Prada / OMA. Image © Bas Princen - Fondazione Prada
Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 11 de 20
Fondazione Prada / OMA. Image © Bas Princen - Fondazione Prada

CaixaForum Sevilla / Vázquez Consuegra

Com o desafio de readequar uma série de espaços pré-existentes, este museu utiliza o material da fachada para unificar o total do edifício. Formando uma marquise escultural em seu nível principal, sua distinta fachada de espuma de alumínio, em seguida, "cai" nos espaços subterrâneos para difundir um conjunto de luzes peneiradas e zenitais.

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 8 de 20
CaixaForum Sevilla / Vázquez Consuegra. Image © Jesús Granada

EarthCam Headquarters / Davis Brody Bond + Spacesmith

Atraente e moderna, a grande fachada dos escritórios corporativos da EarthCam é revestida com painéis de alumínio translúcido que transformam o edifício em um farol sutil para seus jardins exteriores, chamando a atenção de seus visitantes à distância.

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 19 de 20
EarthCam Headquarters / Davis Brody Bond + Spacesmith. Image © Joseph M Kitchen Photography
Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 20 de 20
EarthCam Headquarters / Davis Brody Bond + Spacesmith. Image © Joseph M Kitchen Photography

Templo Evangélico em Terrassa / OAB

Este edifício marca a sua presença a nível urbano através de um bloco principal revestido de espuma de alumínio. O material permite distinguir o edifício de uma distância, através do brilho especial de seus rostos, mas mantendo um caráter discreto diante do olhar dos pedestres que passam perto do templo.

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 10 de 20
Evangelical Temple in Terrassa / OAB. Image © Alejo Bagué
Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Imagem 9 de 20
Evangelical Temple in Terrassa / OAB. Image © Alejo Bagué

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho" [Fachadas de espuma de aluminio: textura, porosidad y brillo] 02 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916124/fachadas-de-espuma-de-aluminio-textura-porosidade-e-brilho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.