Mapas do Brasil revelam áreas praticamente desertas do território nacional

Com base no Censo de 2010, o Nexo Jornal desenvolveu uma série de cartografias do Brasil que revelam porções do território densamente ocupadas e urbanizadas, outras praticamente desertas. Para o levantamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divide o país em cerca de 13 milhões de quadrados de aproximadamente 40 mil m² e contabiliza o número de habitantes em cada um deles.

    Os mapas então confeccionados pelo Nexo mostram, por exemplo, as porções do território onde não vive ninguém. Nesta cartografia, especificamente, pode-se ver, por exemplo, que o estado do Amazonas é aquele com a maior proporção de área desabitada, seguido de perto pelo Amapá e Roraima. Em contrapartida, outro mapa revela que Espírito Santo, Distrito Federal e Sergipe são os estados cujos territórios são mais amplamente ocupados - dois deles no litoral e outro definido em torno da capital federal.

    Mapa das áreas onde não vive ninguém. Image via Nexo Jornal
    Mapa das áreas onde vive pelo menos uma pessoa. Image via Nexo Jornal

    De acordo com o Censo de 2010, toda a população brasileira estava concentrada em apenas 16% do território nacional, em grande medida na faixa costeira. A região centro-oeste e norte do Brasil apresentava um grande vazio em termos de ocupação territorial.

    Veja os mapas e análises produzidos pelo Nexo Jornal a partir dos dados do Censo de 2010, aqui.

    Galeria de Imagens

    Ver tudoMostrar menos
    Sobre este autor
    Cita: Romullo Baratto. "Mapas do Brasil revelam áreas praticamente desertas do território nacional" 26 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915827/mapas-do-brasil-revelam-areas-praticamente-desertas-do-territorio-nacional> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.