Por que o incêndio na Catedral de Notre-Dame foi tão difícil de combater?

© Erieta Attali

Por quase um milênio, a Catedral de Notre Dame, na Île de la Cité, em Paris, se manteve como um símbolo da história, cultura e romantismo da cidade. Na segunda-feira, 15 de abril de 2019, milhares de pessoas nas margens do Sena e milhões em todo o mundo observavam com uma mistura de descrença, desgosto e desamparo a obra-prima gótica arder em chamas diante de seus olhos.

O fogo, felizmente, não tirou vidas, mas roubou o marco de sua torre do século XIX, o telhado, três janelas de rosas medievais e a ornamentação de interiores e obras de arte de valores potencialmente inestimáveis. Até o momento, parece que a estrutura principal da Catedral de Notre Dame foi salva e preservada, devido aos esforços de 500 bombeiros enviados para o combater o desastre.

Por que o incêndio na Catedral de Notre-Dame foi tão difícil de combater? - Mais Imagens+ 4

© Erieta Attali

Como muitos que assistiram à operação em tempo real, Greg Louis Favre, antigo comandante de bombeiros de St. Louis e colaborador da CNN, ofereceu através do Twitter uma explicação profissional dos desafios enfrentados pelos bombeiros em Paris, e os muitos aspectos para lidar com um incêndio estrutural dessa magnitude. A visão deste especialista concebe uma leitura informativa para arquitetos e o público em geral, detalhando aspectos desde a concepção até a responsabilidade para a ciência de como o fogo queima através dos edifícios.

A primeira questão identificada por Favre é o uso de madeira em igrejas antigas. Catedrais como Notre Dame são caracterizadas por uma grande estrutura de madeira com espaços muito abertos e pouquíssimas paradas de fogo para selar aberturas no edifício. Sem um sistema passivo de proteção contra incêndios, o fogo pôde atravessar ininterruptamente a catedral, com a estrutura de madeira como combustível. Nos casos em que o fogo começa no alto da estrutura, o Corpo de Bombeiros pode salvar paredes e áreas em risco. No entanto, como no incêndio de Notre Dame, o pico e a inacessibilidade do telhado levaram à sua rendição, com 66% do teto perdido.

© Erieta Attali

Em incêndios dessa magnitude, os bombeiros sempre pretendem criar um “corte de trincheira”, também conhecido como “ventilação de tiras”. Um corte de trincheira é um orifício de ventilação longo e estreito que funciona como uma quebra no teto da estrutura, do pico à calha, criando um ponto de estrangulamento que impede que o fogo se espalhe para uma área ainda não acesa. Favre explica que, devido ao íngreme pico do telhado de Notre Dame e às condições avançadas de incêndio, um corte de trincheira não era viável.

Os bombeiros também enfrentaram o obstáculo de qual aparelho usar para combater o incêndio na catedral. Devido às condições delicadas do telhado, descartaram-se descargas aéreas de aviões e helicópteros, uma vez que a força da água poderia gerar falhas estruturais. As vias navegáveis, como ganchos e escadas com mangueiras pré-instaladas, teriam dificuldade em alcançar a linha do telhado e, mesmo se o fizessem, teriam dificuldade em criar um ângulo que efetivamente enfrentasse o fogo, devido à altura da estrutura.

© Erieta Attali

A dificuldade de combater o fogo a partir do exterior leva à necessidade das tripulações entrarem no edifício. No entanto, como explica Favre, isso cria vários problemas. O principal equipamento para operações internas é uma grande mangueira de incêndio de 2,5 ”, que é pesada, difícil de manobrar e, em grande parte, ineficaz em um incêndio nesta escala. Colocar equipes dentro do edifício também traz o risco óbvio de ferimentos, uma vez que pesados elementos de madeira no teto poderiam desmoronar.

Em uma estrutura icônica como a Notre Dame, que contava com 80 mil visitantes diários, a prestação de contas e a segurança da vida são uma preocupação primordial para as equipes de bombeiros. Como a estrutura estava passando por reformas, havia uma probabilidade de que mais pessoas estivessem no local do que o normal. As tripulações confirmaram imediatamente a contabilização de todos os funcionários da catedral, trabalhadores da construção civil e visitantes. Caso isso não tivesse ocorrido, as equipes de resgate planejariam uma tarefa de resgate e enfrentariam questões difíceis, como a quantidade de profissionais que seriam colocados em risco para relatórios não confirmados.

© Erieta Attali

Favre também considera a ciência por trás de como os incêndios se propagam. Os quatro elementos de um incêndio são oxigênio, combustível, calor e uma reação em cadeia química. A eliminação de um desses elementos, seja através de material refrigerante, removendo combustível ou oxigênio, ou interrompendo a reação química em cadeia, levará à supressão do fogo. O incêndio de Notre Dame não apresentou oportunidade para isso. A remoção do combustível era impossível devido à abundância de materiais inflamáveis no interior, particularmente na estrutura de madeira do telhado. A intensidade do fogo também havia avançado o suficiente para tornar o controle de calor e reações químicas muito desafiadoras. Como o telhado fora destruído no início do incêndio, havia um fluxo incontrolável de oxigênio no fogo, no entanto, Favre aponta que caso o teto estivesse intacto, o fogo também se estenderia devido ao interior aberto e arejado da catedral.

As obras de restauração da Catedral, além de estarem ligadas ao incêndio, também representaram mais um obstáculo para os bombeiros. Era provável que outros materiais de construção desprotegidos estivessem presentes em toda a Catedral devido às reformas, incluindo materiais considerados explosivos, sensíveis à água e perigosos.

© Erieta Attali

O detalhe final de Favre, que foi testemunhado por espectadores chocados durante o incêndio de Notre Dame, foi o risco do colapso de elementos de construção. Antes do telhado e a torre da Catedral sucumbirem, as equipes precisaram avaliar onde os elementos em colapso provavelmente cairiam. Além disso, as torres e as paredes da Catedral, embora feitas de pedra, provavelmente enfraqueceriam quando a estrutura de madeira desmoronasse, levando à evacuação de ruas adjacentes e ao posicionamento cuidadoso dos socorristas. Com o risco presente de uma parede em chamas desabar e incendiar um edifício vizinho, as equipes também deveriam planejar como enfrentar possíveis desastres em diferentes cenários.

© Erieta Attali

A leitura do incêndio por Favre demonstra o intrincado planejamento, os perigos e as variáveis que os bombeiros enfrentam durante as chamas em uma escala como a de Notre Dame. É um testemunho da determinação e habilidade dos Pompiers de Paris que, apesar dessas condições adversas, conseguiram impedir que o fogo causasse ainda mais danos irreversíveis ou o colapso da estrutura principal ou de seus icônicos campanários. Como resultado, a resiliente obra-prima gótica, que resistiu a tumultos, revoluções e guerras, viverá para lutar outro dia.

Gregg Favre é ex-vice-diretor do Departamento de Segurança Pública do Missouri e ex-Comando do Corpo de Bombeiros de St. Louis. Siga-o no Twitter aqui.

Incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris: Estrutura principal foi salva

A Catedral de Notre Dame, um dos mais adorados monumentos góticos em Paris e na Europa, está envolto em chamas esta noite, quando um grande incêndio irrompeu no telhado da catedral. Conforme detalhado pelo The Guardian , acredita-se que o incêndio pode estar ligado a obras de restauração em andamento.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Por que o incêndio na Catedral de Notre-Dame foi tão difícil de combater?" 16 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915240/por-que-o-incendio-na-catedral-de-notre-dame-foi-tao-dificil-de-combater> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.