Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

O vidro na arquitetura comercial: Textura, Brilho e Cor

O vidro na arquitetura comercial: Textura, Brilho e Cor

Hoje em dia, novas tecnologias para o tratamento de vidro proporcionam novas maneiras de usar este material na arquitetura. Aplicados internamente, especificamente em espaços comerciais, o vidro em suas diferentes texturas, cores, acabamentos e níveis de transparência pode permitir a visão desobstruída de certos produtos, ocultar áreas privadas sem bloquear a passagem da luz e atrair a atenção dos clientes para pontos focais, entre muitos outros usos.

Analise, abaixo, uma seleção de aplicações em projetos comerciais.

Different types, textures, colors, finishes and levels of transparency. Image Courtesy of Bendheim
Different types, textures, colors, finishes and levels of transparency. Image Courtesy of Bendheim

Texturas: Privacidade, iluminação suave e Produtos Camuflados

Lojas comerciais sempre apresentam algum mistério. Em suas vitrines, produtos cuidadosamente escolhidos são expostos, mas o restante é insinuado para ser descoberto pelo cliente. O vidro texturizado pode gerar esses efeitos, e até é possível misturar diferentes texturas em um único projeto para gerar algo ainda mais belo e complexo.

Knickerbocker Hotel. Image Courtesy of Bendheim Volver Restaurant. Image Courtesy of Bendheim 1 South Halsted Parking Structure. Image Courtesy of Bendheim Adidas Factory Outlet . Image Courtesy of Bendheim + 50

Utilizando o vidro curvo duplo, o projeto Adidas Factory Outlet, projetado por Wulf & Partner, é quase totalmente envolto em vidro texturizado coberto com um revestimento térmico chamado Azur, melhorando seu desempenho e agregando um tom azulado. Através dele, a luz difunde-se de forma constante por todo o interior, ocultando as vistas diretas e funcionando como um pano de fundo suave para os produtos apresentados à sua frente.

Adidas Factory Outlet . Image Courtesy of Bendheim
Adidas Factory Outlet . Image Courtesy of Bendheim

Como exemplo de projeto de interiores, os vinhos do Knickerbocker Hotel Bar, desenhados por Gabellini Sheppard Associates, aparecem misteriosamente por trás de uma tela translúcida, texturizada e "aquosa", que varia sua cor e brilho dependendo dos elementos localizados atrás dela.

Knickerbocker Hotel. Image Courtesy of Bendheim
Knickerbocker Hotel. Image Courtesy of Bendheim

Brilho: destacar e atrair atenção

Ao incorporar o vidro com sistemas de retroiluminação, os espaços comerciais podem atrair a atenção dos potenciais clientes e até contribuir para o ambiente urbano.

Pier 17 South Street Seaport. Image © C. Taylor Crothers Photography Adidas Factory Outlet . Image Courtesy of Bendheim © Benny Chan Hyatt Regency Chicago. Image Courtesy of Bendheim + 50

No projeto Pier 17 South Street Seaport (2017), projetado por SHoP Architects & R. A. Heintges and Associates, o vidro tridimensional foi utilizado para atingir distâncias contínuas de até 20 pés, resistindo aos ventos fortes do rio Hudson e East River. A "fita" protege os níveis superiores e torna-se uma caixa de luz que muda de cor, transformando o edifício em um farol contra a cidade de Nova Iorque.

Pier 17 South Street Seaport. Image © C. Taylor Crothers Photography
Pier 17 South Street Seaport. Image © C. Taylor Crothers Photography

No caso do Blu Dot Showroom de Standard Architecture, um prédio existente, de 70 anos, foi reformado, incorporando uma tela difusa envidraçada que atrai vistas e bloqueia a umidade. Seu "volume" superior brilhante ajuda a iluminar delicadamente os espaços públicos próximos.

Blu Dot Showroom. Image © Benny Chan
Blu Dot Showroom. Image © Benny Chan

Cor: Detacar objetos e Elementos através de um conceito e identidade

O vidro pode ser parte da identidade de um espaço, incorporando cores espelhado, gravado, pintado, fixo ou mudando de cores através de iluminação dicróica. A cor, somada à iluminação, pode destacar ainda mais a presença de uma marca e atrair o olhar dos transeuntes.

Row Hotel Lobby. Image Courtesy of Bendheim Knickerbocker Hotel. Image Courtesy of Bendheim Volver Restaurant. Image Courtesy of Bendheim Fashion Retail | World Trade Center. Image Courtesy of Bendheim + 50

Variando seu tom na extensão, o vidro saturado de cor rosa usado nesta loja localizada no Row Hotel, NYC, projetada por Gabellini Sheppard Associates, permite que seus visitantes descubram pouco a pouco o que está por trás, passando gradualmente do claro ao totalmente escuro enquanto passam.

Row Hotel Lobby. Image Courtesy of Bendheim
Row Hotel Lobby. Image Courtesy of Bendheim

No Knickerbocker Hotel, mencionado acima, a cor é expressa através de uma parede composta de um material mineral de mica, cortado em blocos individuais, que dá uma aparência rústica a uma área de exposição de objetos de arte, variando de dourado a tons marrons.

Knickerbocker Hotel. Image Courtesy of Bendheim
Knickerbocker Hotel. Image Courtesy of Bendheim

Sobre este autor
Cita: Materials. "O vidro na arquitetura comercial: Textura, Brilho e Cor" [Glass in Retail & Commercial Architecture: Texture, Brightness and Color] 18 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913372/o-vidro-na-arquitetura-comercial-textura-brilho-e-cor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.