Estruturas de sombra: 6 dicas para incorporar ao seu próximo projeto

Em todo projeto arquitetônico de sucesso, é essencial fornecer aos usuários um espaço confortável ao ar livre. Em qualquer época do ano, estruturas modulares de sombra podem criar espaços que protegem do vento, poeira, sol, chuva, neve e ruídos de uma forma leve, flexível e esteticamente agradável.

Com isso em mente, o que devemos procurar ao escolher estruturas de sombra para espaços ao ar livre? Abaixo, fornecemos as principais recomendações da Superior Recreational Products.

Estruturas de sombra: 6 dicas para incorporar ao seu próximo projeto - Mais Imagens+ 28

1. As estruturas devem resistir efetivamente às intempéries

Uma boa estrutura deve permitir que os usuários aproveitem o ar livre em todas as condições climáticas: resistindo a rajadas de vento e chuvas, operando como uma barreira contra poeira, amortecendo o ruído e incluindo proteção UV. Por exemplo, alguns tipos de estruturas podem suportar rajadas de vento de até 240 quilômetros por hora.

Seabrook Island. Image Courtesy of Superior Recreational Products
Seabrook Island. Image Courtesy of Superior Recreational Products

Tecidos impermeáveis, tecidos de polietileno de alta densidade com proteção UV, estruturas de aço perimetrais, elementos de aço inoxidável e acessórios funcionam muito bem para alcançar esses efeitos. A cor escolhida também pode influenciar o nível de proteção contra os raios UV nocivos.

Steel Frame Waterproof Shade. Image Courtesy of Superior Recreational Products
Courtesy of Superior Recreational Products

2. Elas devem maximizar o uso do espaço de acordo com os pontos de apoio, a forma e o tamanho da estrutura de sombra.

Existem várias opções que nos permitem sombrear o exterior sem dificultar ou restringir o espaço útil. Sombreiros de formato quadrado, retangular, hexagonal ou octogonal - todos com um único ponto de apoio - podem efetivamente cobrir grandes áreas unindo diferentes unidades e distanciando seus pilares.

Commercial Umbrellas. Image Courtesy of Superior Recreational Products
Single Post Umbrella. Image Courtesy of Superior Recreational Products

As estruturas com balanço, por outro lado, são içadas através de dois pontos de apoio e voam sobre o espaço de modo a não interromper as atividades que acontecem abaixo. Eles funcionam muito bem em passarelas, assentos de ônibus, arquibancadas e estacionamentos.

Milwaukee County Zoo. Image Courtesy of Superior Recreational Products
Cantilever Shade Structures. Image Courtesy of Superior Recreational Products

3. Escolha estruturas flexíveis

Se o seu espaço exterior foi concebido para ser utilizado em várias funções, recomendamos que seja escolhido um sombreamento móvel fácil de abrir e fechar. As estruturas de sombreamento tipo guarda-chuva podem ser rapidamente abertas e retraídas, e algumas incluem a opção de pivotar 360 graus, orientando a sombra quando e onde for necessário.

Vista Waterproof Umbrella. Image Courtesy of Superior Recreational Products

4. Se a sua sombra inclui tecidos, preste especial atenção à sua qualidade

O tecido de uma estrutura de sombra é fundamental - além de determinar a estética geral do espaço, sua superfície recebe diretamente o impacto das intempéries. Tecidos feitos de malha Raschel são resistentes ao desbotamento, abrasão, podridão, encolhimento e desfiamentos. Além disso, o tecido respira, permitindo que o ar quente suba e escape, criando um ambiente mais agradável

University of West Georgia. Image Courtesy of Superior Recreational Products
Fabric Colors. Image Courtesy of Superior Recreational Products

5. A altura da sua estrutura de sombra pode mudar completamente a atmosfera do espaço

A altura do telhado ou beirais é essencial ao determinar o caráter do espaço ao ar livre. Uma altura mais baixa pode conformar um espaço mais íntimo e abrigado, enquanto uma maior proporciona um ambiente mais aberto e formal. Embora exista uma grande variedade de alturas de estruturas de sombra, a mais comum é entre 2,10 e 3,60 metros.

USSSA Space Coast Complex in Melbourne, Fla. Image Courtesy of Superior Recreational Products

6. Crie espaços dinâmicos e excepcionais com estruturas tensionadas

Com formas triangulares, hiperbólicas, hexagonais e quadradas, estruturas tensionadas, que se assemelham a velas, podem ser agrupadas para formar espaços dinâmicos e divertidos, misturando cores diferentes e variando em alturas e arranjos.

University of West Georgia. Image Courtesy of Superior Recreational Products
Shade Sails. Image Courtesy of Superior Recreational Products

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Materials. "Estruturas de sombra: 6 dicas para incorporar ao seu próximo projeto" [Shade Structures for Outdoor Spaces: 6 Tips to Incorporate Into Your Next Project] 22 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912030/estruturas-de-sombra-6-dicas-para-incorporar-ao-seu-proximo-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.