Serpentine Pavilion 2019 será projetado pelo arquiteto japonês Junya Ishigami

A Serpentine Gallery de Londres anunciou o arquiteto japonês Junya Ishigami como responsável pelo projeto do Serpentine Pavilion 2019. Ishigami, que aos 44 é o segundo arquiteto mais jovem a participar do programa (depois de Frida Escobedo), é conhecido por seus projetos que exploram aspectos como leveza e efemeridade.

O projeto de Ishigami consiste em uma grande superfície de ardósia suspensa no parque, erguida por esbeltos pilotis que criam uma paisagem interna que lembra uma floresta. A penumbra proporcionada pela cobertura criará um espaço sereno para contemplação e reflexão. Ishigami explica que seu projeto para o pavilhão exemplifica a ideia de "espaço livre", com a qual ele "busca a harmonia entre estruturas feitas pelo homem e aquelas que já existem".

Serpentine Pavilion 2019 será projetado pelo arquiteto japonês Junya Ishigami - Mais Imagens+ 1

Serpentine Pavilion 2019, Design Render, Exterior View, © Junya Ishigami + Associates

"Meu projeto para o Pavilhão brinca com as nossas perspectivas do ambiente construído tendo como pano de fundo uma paisagem natural, enfatizando uma sensação natural e orgânica como se ele tivesse crescido da relva, lembrando uma colina rochosa", explicou Ishigami. "Esta é uma tentativa de complementar a arquitetura tradicional com metodologias e conceitos modernos, para criar neste lugar uma extensão do cenário. Com uma presença pesada, característica de coberturas de ardósia vistas em todo o mundo, e ao mesmo tempo parecendo tão leve que poderia levantar voo com a brisa, o projeto levita como um lençol ondulante." 

Ishigami é o 19º arquiteto a projetar o pavilhão, na sequência de obras de Frida Escobedo (2018), Francis Kéré (2017), Bjarke Ingels (2016) e Selgascano (2015.) O programa Serpentine Pavilion foi criado em 2000 por Julia Peyton Jones e Hans Ulrich Obrist para oferecer aos arquitetos internacionais a oportunidade de compartilhar seu talento entre um público novo e influente. O programa é famoso por seu cronograma intenso: os arquitetos selecionados têm apenas seis meses para projetar e construir seu pavilhão, resultando em um processo comprimido que estimula a experimentação e o raciocínio rápido.

"Estamos felizes em contar com o projeto de Junya Ishigami para o Serpentine Pavilion - uma estrutura influenciada pelo mundo natural e localizada em um dos espaços verdes mais importantes de Londres: os Kensington Gardens", disseram Hans Ulrich Obrist, diretor artístico das Serpentine Galleries, e Yana Peel, CEO do programa.

"Architecture from Someone's Imagination is not Enough": Interview with Junya Ishigami

I think that the conversation with Junya Ishigami at his experimental (and very international) studio in Tokyo was one of the most memorable experiences of my recent trip to Japan. Junya's visions for not just of his own architecture but for the profession were wholeheartedly inspiring.

Frida Escobedo's 2018 Serpentine Pavilion Opens in London

The 2018 Serpentine Gallery Pavilion, designed by Frida Escobedo, was unveiled today in London's Hyde Park. Escobedo's design, which fuses elements typical to Mexican architecture with local London references, features a courtyard enclosed by two rectangular volumes constructed from cement roof tiles.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Serpentine Pavilion 2019 será projetado pelo arquiteto japonês Junya Ishigami" [2019 Serpentine Pavilion to be Designed by Japanese Architect Junya Ishigami] 14 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911499/serpentine-pavilion-2019-sera-projetado-pelo-arquiteto-japones-junya-ishigami> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.