Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Museu Rodin Bahia / Brasil Arquitetura

Museu Rodin Bahia / Brasil Arquitetura
© Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 36

  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Brasil Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    3055.0 m2
  • Arquitetos Responsáveis

    Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Cícero Ferraz Cruz
  • Equipe

    Albert Sugai, Bruno Levy, Gabriel Grinspum e Rodrigo Izecson
  • Ano do projeto

    2002
  • Fotografias

  • Prêmios

    1º lugar na categoria "intervención en el patrimonio edificado" da Bienal de Arquitetura de Quito, 2006; 1º lugar na categoria Obra Executada – Patrimônio da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília, 2006; 1º lugar na VII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, 2007; 2º lugar no “Prêmio Iberoamericano a la Mejor Intervención en Obras que Involucren em Patrimonio Edificado”, na categoria obras com mais de 1.000m², organizado pelo Centro Internacional para Conservación del Patrimonio - cicop Argentina e pela Sociedad Central de Arquitectos
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto.
Criar uma filial do Museu Rodin em Salvador, a primeira fora da frança, pressupunha o cumprimento de uma série de exigências. A primeira delas era encontrar uma sede que pudesse ter significado cultural para a cidade e que atendesse a todos os requisitos técnicos para acolher as cerca de setenta peças originais em gesso, parte do acervo do museu em Paris.

© Nelson Kon
© Nelson Kon
Implantação
Implantação
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Tanto o restauro do palacete como as novas intervenções tiveram como objetivo dotar a edificação da infraestrutura necessária, adequando os espaços às atividades previstas para o museu: ação educativa e recepção, localizadas no pavimento térreo; áreas de exposição para as peças da coleção Rodin, previstas para os dois pavimentos superiores; atividades administrativas instaladas no sótão, recuperado para o uso e com nova escada de acesso.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Para acolher a reserva técnica, os espaços para exposições temporárias e um café-restaurante, foi previsto um anexo com a mesma área construída do palacete. A principal solução de continuidade do conjunto é representada por uma passarela de concreto protendido, sem pilares de apoio, com 3 m de altura, braço que se estende na direção do novo edifício.

© Nelson Kon
© Nelson Kon
© Nelson Kon
© Nelson Kon
Corte A - Edifício Novo
Corte A - Edifício Novo

Dois edifícios, dois momentos históricos que conversam num jardim centenário, definem um espaço cultural que se pretende ponto de encontro e área de convívio, um espaço de agregação de valor e de vida. 

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: R. da Graça, 284 - Graça, Salvador - BA, 40150-480, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Rodin Bahia / Brasil Arquitetura" 07 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910445/museu-rodin-bahia-brasil-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.