Maior ponte peatonal feita de concreto e impressão 3D é concluída na China

A ponte para pedestres de concreto impressa em 3D mais longa do mundo foi concluída em Xangai. Projetada pelo professor Xu Weiguo da Tsinghua University (Escola de Arquitetura) - Centro de Pesquisa Conjunta Zoina Land para Arquitetura Digital, a ponte de 26,3 metros de comprimento foi inspirada na antiga Ponte Anji em Zhaoxian, China.

A estrutura de arco único foi criada usando um sistema de concreto de impressão 3D desenvolvido pela equipe do professor Xu Weiguo, integrando design digital, eficiência de custo, tecnologia inteligente e dinamismo arquitetônico. Com largura de 3,6 metros, os guarda-corpos da ponte têm a forma de fitas fluidas, criando um movimento leve e elegante em toda a Baía da Sabedoria de Xangai. 

Maior ponte peatonal feita de concreto e impressão 3D é concluída na China - Mais Imagens+ 15

© Professor Xu Weiguo

A ponte foi construída com 44 unidades de concreto ocas impressas em 3D, enquanto os guarda-corpos foram divididos em 68 unidades. Os componentes da ponte foram impressos a partir de materiais compósitos, contendo concreto com fibra de polietileno para auxiliar no desempenho estrutural de materiais convencionais.

© Professor Xu Weiguo

© Professor Xu Weiguo

O processo de projeto envolveu a construção de um modelo físico da ponte em escala 1:4, para demonstrar a viabilidade do esquema, e provando que a ponte poderia receber pedestres em toda sua superfície. Para a construção de fato, componentes de concreto para a ponte foram impressos por dois braços robóticos, ao longo de 450 horas. Estima-se que o processo simplificado tenha produzido uma economia de 33% quando comparado a um processo de construção convencional - atribuído principalmente à eliminação de formas e barras de reforço.

© Professor Xu Weiguo

Embutido na ponte, um sistema de monitoramento em tempo real fornece dados sobre tensões e deformações na estrutura.Os resultados permitirão uma maior compreensão do desempenho prático dos novos materiais e das propriedades estruturais dos componentes impressos em 3D.

© Professor Xu Weiguo

A ponte foi construída em conjunto com a Shanghai Wisdom Bay Investment Management Company.

© Professor Xu Weiguo

O concreto não é o único material sofrendo grandes mudanças como resultado da tecnologia de impressão 3D. No início deste ano, a Universidade de Columbia revelou uma nova técnica para impressão 3D e digitalização, produzindo uma madeira com uma estrutura interna muito similar a uma verdadeira. Enquanto isso, a primeira ponte de aço impressa em 3D do mundo foi recentemente lançada na Semana do Design da Holanda.

Arquitetos: Tsinghua University (Escola de Arquitetura) - Centro de Pesquisa Conjunta Zoina Land para Arquitetura Digital;
Equipe de projeto:
Weiguo Xu, Chenwei Sun, Wang Zhi, Yuan Gao, Zhiling Zhang, Changzhuan Shao

The Golden Age of 3D Printing: Innovations Changing the Industry

3D printing itself is no longer a new technology, but that hasn't stopped researchers and innovators around the world from coming up with new applications and opportunities. Some experiments with new materials have been driven by sustainability concerns and others are simply the result of imagination and creativity.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Maior ponte peatonal feita de concreto e impressão 3D é concluída na China" [World's Largest 3D-Printed Concrete Pedestrian Bridge Completed in China] 21 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909636/maior-ponte-peatonal-feita-de-concreto-e-impressao-3d-e-concluida-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.