Arquitetos holandeses criam arranha céu com hortas em todos os pavimentos

Uma equipe de estúdios de arquitetura holandeses venceu o concurso por um novo arranha-céu ao lado da estação Leidsche Rijn, em Utrecht. Architekten Cie, Karres en Brands, KCAP e Geurst & Schulze se uniram para criar um desenvolvimento de três torres com mais de 1.000 residências. Combinando habitações sociais com apartamentos de média a alta renda, o projeto entrelaça espaços coletivos em torno da vida urbana sustentável. Redefinindo o desenho de arranha-céus, a vila vertical tem como objetivo levar as paisagens de Utrecht aos céus.

Arquitetos holandeses criam arranha céu com hortas em todos os pavimentos - Mais Imagens+ 6

MARK Vertical Village. Image Courtesy of de Architekten Cie. Karres en Brands, Studio A2

Chamada de MARK, a nova vila vertical foi projetada para fornecer uma comunidade acessível, social e inclusiva, ao mesmo tempo em que integra novos conceitos de mobilidade. O projeto irá, entre outras estratégias, fornecer uma frota de 100 carros compartilhados para os futuros habitantes. Feito com uma floresta urbana em seu núcleo e agricultura urbana em todos os níveis, o projeto pretende promover uma vida urbana saudável. Com base na história agrícola de Leidsche Rijn, o plano da vila foi criado com um sistema de produção agrícola para fornecer a todos os moradores vegetais e frutas locais.

MARK Vertical Village. Image Courtesy of de Architekten Cie. Karres en Brands, Studio A2

MARK consiste em três torres, cada uma com uma "coroa" iluminada que se refere à história de Leidsche Rijn como uma área de horticultura. As copas e os telhados inferiores funcionam como estufas de horticultura, nas quais o futuro da produção de alimentos é perfeitamente integrado ao cotidiano dos habitantes. O projeto também incluirá inúmeros espaços comunitários, como restaurantes na cobertura, piscina, academia, lavanderia e cozinha comuns, além de quartos compartilhados para visitantes, áreas de trabalho flexíveis e espaços para artistas.

Um novo laboratório de arranha-céus será montado e os moradores de Leidsche Rijn serão desafiados a participar de várias partes do empreendimento. A conclusão do projeto está prevista para 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arquitetos holandeses criam arranha céu com hortas em todos os pavimentos" [Dutch Designers Create a New Vertical Village for the Netherlands] 10 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909247/arquitetos-holandeses-criam-arranha-ceu-com-hortas-em-todos-os-pavimentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.