Exposição explora o impacto da programação nos processos de representação da arquitetura

A sede da Cooper Union em Nova Iorque receberá uma nova exposição que pretende ilustrar o impacto das novas tecnologias nos processos de representação de arquitetura. Chamada de “Drawing codes: experimental protocols of architectural representation: volume II” a exposição explora a maneira como “as novas tecnologias de projeto e construção tem impactado nos processos criativos de representação dos arquitetos e como estas novas ferramentas tem transformado a maneira como percebemos e concebemos nossos projetos."

A exposição contará com mais de vinte projetos experimentais desenvolvidos por escritórios de arquitetura como o Aranda \ Lasch, o Höweler + Yoon e o Outpost Office. Os arquitetos foram desafiados à transpor o conceito de “regra” ou "código" naquilo que se refere a um projeto de arquitetura e sua representação. Por outro lado, um conjunto bastante restritivo de elementos deveria ser respeitado, incluindo a representação em preto e branco e apenas bidimensional.

Exposição explora o impacto da programação nos processos de representação da arquitetura - Mais Imagens+ 19

IwamotoScott Architecture: Double Vision. Image via The Cooper Union

A exposição procura refletir sobre o efeito restritivo dos códigos e regras de construção, sugerindo que uma espécie de código pode auxiliar o processo de projeto ao invés de inibi-lo. O conteúdo da mostra, portanto, joga com a ideia de que cada projeto é uma fonte inesgotável de novos significados e mensagens ocultas, e como a representação pode funcionar mais como um processo aberto de criação do que apenas uma ferramenta de desenho.

MARC FORNES / THEVERYMANY: Double Agent Operations. Image via The Cooper Union

Esta é a segunda edição deste trabalho, mas estamos utilizando as mesmas regras que já usamos antes. Apesar disso, de estarmos trabalhando com as mesmas restrições da primeira edição, descobrimos que os resultados são completamente diferentes. Mesmo quando os arquitetos são forçados a trabalhar sobre as mesmas condições e limitações, existem lacunas que abrem novas possibilidades de projeto e representação.
-Andrew Kudless, curador.

Heather Roberge | murmur: Gestural GPS. Image via The Cooper Union

Os trabalhos apresentados na exposição incluem “Double Agent Operations” desenvolvido por Marc Fornes / THEVERYMANY, o qual foi desenvolvido através de um processo automatizado e autônomo para criar formas curvas complexas, enquanto o “Gestural GPS” concebido por Heather Roberge / MURMUR explora  a utilização de algoritmos para criar imagens.

Stephanie Lin: Accumulated Error No. 41. Image via The Cooper Union

Através deste trabalho, descobrimos que os processos baseados em códigos, são como lentes de aumento para entender como a disciplina da arquitetura funciona atualmente. Cada dia mais, ferramentas deste tipo estão sendo utilizadas nos processos de projeto, e é um momento oportuno para dar um passo atrás e - sem medo de errar -, explorar tudo aquilo que elas podem nos proporcionar.
-Adam Marcus, curador

Aranda\Lasch: Another Circle GPS Plan. Image via The Cooper Union

Aberta para visitação entre 23 de janeiro e 23 de fevereiro de 2019, a exposição foi organizada pela Escola de Arquitetura Irwin S. Chanin da Cooper Union e pelo Laboratório Digital da California College of the Arts (CCA). Os curadores desta edição são Andrew Kudless e Adam Marcus, professores associados da CCA.

Michael Meredith, Hilary Sample, MOS: FLATSAND_20181024_24562818.tif. Image via The Cooper Union

Para mais informações, visite o site da exposição aqui.

Via: Cooper Union

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Exposição explora o impacto da programação nos processos de representação da arquitetura" [Exhibition Images explore how Coding can Impact Architectural Representation ] 08 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908987/exposicao-explora-o-impacto-da-programacao-nos-processos-de-representacao-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.