Hoje, o Conselho da Bienal de Veneza nomeou Hashim Sarkis como curador da 17ª Exposição Internacional de Arquitetura. Realizada a cada dois anos na capital da região do Vêneto, na Itália, a próxima edição acontecerá entre 23 de maio e 29 de novembro de 2020.
Sarkis é diretor do escritório Hashim Sarkis Studios (HSS), com filiais em Boston e Beirute, e atualmente o decano da Escola de Arquitetura e Urbanismo do MIT. Sarkis foi membro do júri internacional da Bienal de Arquitetura de Veneza 2016, com curadoria de Alejandro Aravena, e participou com seu escritório no Pavilhão dos Estados Unidos (Biennale Architettura 2014) e da Albânia (Biennale Architettura 2010).
"Nomeamos o Curador da próxima Bienal de Arquitetura de 2020, dentro do prazo necessário para organizar a exposição e em respeito às normas que regem a Bienal. Com Hashim Sarkis, a Bienal conta com um curador que está particularmente atento aos temas e críticas que as várias realidades da sociedade de hoje representam para nosso espaço de vida”.
- Paolo Baratta, Presidente da Biennale
Em uma declaração fornecida pela Bienal de Veneza, Sarkis declarou:
“O mundo está colocando novos desafios para a arquitetura. Estou ansioso para trabalhar com arquitetos de todo o mundo e imaginarmos juntos como vamos superar esses desafios. Obrigado Presidente Baratta e a equipe da Biennale di Venezia por fornecer à arquitetura esta importante plataforma. Estou honrado e lisonjeado”.
O Conselho também confirmou as datas da 17ª Exposição Internacional de Arquitetura: 23 de maio a 29 de novembro de 2020; pré-abertura em 21 e 22 de maio; abertura ao público no sábado, 23 de maio.
O evento seguirá a partir da edição de 2018, com curadoria de Shelley McNamara e Yvonne Farrell, do escritório Grafton Architects. O evento contou com mais de 275.000 pessoas, metade destas com menos de 26 anos. Conheça outros dados da exposição aqui.