White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto

White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Imagem 1 de 6
Cortesia de White Arkitekter

Uma série de painéis côncavos de concreto aparecem pairando sobre esbeltas colunas que mais se parecem com escoras de madeira, chamando a atenção em meio à paisagem rural da Suécia. A proposta idealizada pelo grupo White Arkitekter procura redefinir a tipologia de uma estrutura bastante racional, sua proposta para a caixa d'água de Varberg é uma estrutura horizontal e estreita, que foge de qualquer relação com a tradicional concepção de uma estrutura deste tipo, vertical e redonda. Chamada de VÅGA, ela é capaz de armazenar dois grandes tanques d'água, podendo ainda ser adaptada e ampliada de acordo com as necessidades.

White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Imagem 2 de 6White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Imagem 3 de 6White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Imagem 4 de 6White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Imagem 5 de 6White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Mais Imagens+ 1

White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Imagem 4 de 6
Cortesia de White Arkitekter

Vencedores do concurso promovido pela empresa local de gestão de águas, a Vivab, os arquitetos do White Arkitekter projetaram o VÅGA para transformar esta estrutura simples em um marco icônico, um novo símbolo para a cidade de Varberg. A estrutura de caixa d'água é capaz de armazenar até 10 mil metros cúbicos de água sob a mesma pressão gravitacional que uma caixa d'água tradicional, com a possibilidade de ser ampliada horizontalmente a medida que a cidade cresce.

White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Imagem 6 de 6
Cortesia de White Arkitekter

Implantadas horizontalmente, os reservatórios estão contidos por esta estrutura sinuosa que reflete as formas orgânicas da paisagem. Seja através do jogo entre luz e sombra ou refletindo a luz do sol ou da lua, estes painéis côncavos fornecem dinamismo e elegância a esta estrutura em meio ao contexto rural onde está inserida. O arquiteto responsável, Mattias Lind, descreve a intenção dos arquitetos por trás desta forma bastante singular:

À medida que a luz do sol varia durante o transcurso do dia, a expressão das formas sinuosas da estrutura da caixa d'água vão se transformando através de um dinâmico jogo entre luz e sombra. Este projeto procura dar voz a fluidez de seu conteúdo, uma estrutura rígida que ao mesmo tempo se revela leve e dinâmica como a água, e isto se torna instantaneamente reconhecível a partir de grandes distâncias quando vista a partir de qualquer ponto da paisagem plana da região. O município de Varberg estava procurando chamar à atenção para este recurso essencial à vida, de tal forma que interpretamos à nossa maneira e procuramos criar um símbolo, uma estrutura icônica que busca inspiração em seu conteúdo.
- Mattias Lind, White Arkitekter

White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto  - Imagem 5 de 6
Cortesia de White Arkitekter

Além disso, o concreto é uma estrutura já acabada, sem a necessidade de qualquer tipo de pintura e acabamento, ele é impermeável por natureza e poderá conter a água em seu interior sem que sejam necessárias outras estruturas secundárias ou tecnologias muito avançadas. Este projeto procura valorizar um elemento essencial à vida que geralmente é ignorado pela arquitetura. A obra está prevista para ser concluída em 2022.

  • Architects

  • Localização

    Varberg, Sweden
  • Equipe de projeto

    Mattias Lind, Lars Zackrisson, Per Hultcrantz, Daniel Hultman
  • Engenharia estrutural

    Magnus Kollén at ELU
  • Ano do projeto

    2022

Via White Arkitekter

Sobre este escritório
Cita: Aggarwal, Vasundhra. "White Arkitekter reinventa a tipologia de caixa d'água através de uma estrutura horizontal de concreto " [White Arkitekter Reinvents the Water Tower Typology with Horizontal Concave Facade] 20 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907839/white-arkitekter-reinventa-a-tipologia-de-caixa-dagua-atraves-de-uma-estrutura-horizontal-de-concreto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.