EID Architecture projeta arranha-céu torcido em Fuzhou, na China

Os arquitetos do EID Architecture foram selecionados como um dos dois finalistas de um concurso internacional para projetar uma torre de 518 metros de altura em Fuzhou, na China. Localizada em um valioso terreno na orla do rio em Fuzhou, a Shimao North Riverfront Tower se tornará a peça central de um novo distrito de negócios da cidade. O projeto explora o que significam as torres super altas atualmente. Em contraste com outros edifícios em altura, a ideia deste marco é integrar arquitetura e engenharia para alcançar um nível de eficiência elevado.

EID Architecture projeta arranha-céu torcido em Fuzhou, na China - Mais Imagens+ 18

Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture

Com 518 metros de altura e uma área total de 437.200 metros quadrados, a Shimao Fuzhou Tower irá abrigar espaços para escritórios, o Conrad Hotel e um mirante. Um embasamento de 7 pavimentos contará com comércios, instalações culturais, um museu, um espaço para eventos e um centro de convenções. A cobertura receberá um grande anfiteatro e outros programas como uma praça, um jardim de esculturas e jardins.

Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture

Um dos pontos altos do projeto é a introdução de dois volumes torcidos que vão afilando suavemente em direção ao topo, criando uma estética futurística na forma do edifício. A forma cônica da torre é inspirada pelas montanhas e pelo rio de seu entorno, além de também remeter à estética tradicional chinesa. Embora a silhueta geral da torre pareça mais restrita ao horizonte da cidade, a fachada torna-se mais ambiciosa e dinâmica nas partes intermediária e inferior de sua formação.

Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture
Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture

Colaborando com os engenheiros estruturais da Arup, uma solução de estrutura inovadora foi alcançada através de treliças de suporte acopladas a colunas do sistema de megaestrutura. Trabalhando com o envelope de torção, esse sistema estrutural otimizado é projetado para remover as estruturas diagonais normalmente associadas à megaestrutura. Proporciona máxima eficiência estrutural e minimiza a interferência nas vistas pelas diagonais. Outras estratégias sustentáveis incorporadas ao projeto incluem painéis fotovoltaicos, sistema de coleta de água, materiais de construção reciclados e painéis externos de sombreamento.

Como um dos prédios mais altos atualmente em desenvolvimento na China, a Shimao Fuzhou Tower demonstra uma abordagem holística para projetar edifícios altos, integrando projeto de arquitetura com otimização estrutural, juntamente com sensibilidade cultural e ambiental. O projeto pretende atuar como um catalisador na transformação do distrito North Riverfront em um vibrante centro urbano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "EID Architecture projeta arranha-céu torcido em Fuzhou, na China" [EID Architecture Creates Twisting Supertall Tower for Fuzhou, China] 12 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907347/eid-architecture-projeta-arranha-ceu-torcido-em-fuzhou-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.