Primeiro lugar no concurso para o Parque Rumipamba em Pasto, Colômbia

O escritório colombiano Taller Alterno em conjunto com Laura Flórez e Alexander Jiménez foram os vencedores do concurso ao Parque Rumipamba em Pasto, na Colômbia. Neste concurso, patrocinado pela Prefeitura de Pasto e a Sociedade Colombiana de Arquitetos Regional Nariño, a proposta "Rumipamba | Parque Botânico" foi premiada com o primeiro lugar, propondo um oásis verde no meio da capital de Nariño, para contribuir de forma positiva com o meio ambiente e oferecer um local de relaxamento aos cidadãos.

Germán Tamayo, um dos autores responsáveis pelo projeto, disse ao Diario del Sur: "Esta é uma proposta sóbria, com materiais simples e sustentáveis, onde queríamos relembrar o tema topográfico da cidade e trazê-lo ao parque, então propusemos espaços de convivência, ao encontro, para a realização de pequenos eventos e atividades de encontros".

Perspectiva fuente y volcán galeras. Image Cortesía de Taller Alterno

Memorial oficial:  O projeto ao Parque Botânico Rumipamba está inscrito em três eixos principais: sustentabilidade do meio ambiente, promoção cultural e turística, e articulação urbana a partir de suas relações de espaço público e patrimônio. O parque é configurado na ideia de criar um oásis natural em meio ao tecido urbano já consolidado do centro histórico de Pasto.

Este grande espaço verde repleto de árvores e plantas nativas inserido na cidade, contém salas para recreação passiva que permitem a ocorrência diária, vinculada ao bairro e ao local, mas ao mesmo tempo inclui espaços de apoio urbano para o desenvolvimento de atividades próprias da cidade, como congregações e eventos urbanos.

Propõe-se um parque essencialmente verde em sintonia com a necessidade latente da cidade por áreas naturais para a apropriação e desfrute dos cidadãos. Para tanto, a mimésis (imitação da natureza que, na estética e na poética, é o núcleo da arte) torna-se elemento de relação com o território em que o parque está localizado, evocando elementos da própria memória do parque e maximizando a riqueza histórica, arquitetônica e cultural do meio ambiente local.

Um oásis no meio do tecido urbano

Perspectiva Occidente - Oriente. Image Cortesía de Taller Alterno

O reconhecimento do Parque Rumipamba como espaço urbano fundador da cidade de Pasto confere à proposta um profundo respeito pelos elementos históricos que nela se encontram, como a Igreja de San Andrés, o Colégio das Carmelitas e a Prefeitura de Pasto, bem como uma visão prospectiva em relação à criação de novos elementos dentro dela que projetem a cidade no futuro, articulando espaços de memória e planejamento urbano.

A particular topografia da cidade de Pasto se torna um elemento inspirador para o parque. Nesse sentido, áreas de encostas e depressões são complementadas pela criação de diferentes visuais e rotas. A vegetação surge excepcionalmente na área delimitada e nas áreas abertas próximas aos prédios patrimoniais, liberando suas fachadas e valorizando suas características arquitetônicas.

Perspectiva Oriente - Occidente. Image Cortesía de Taller Alterno

Reforçando seu caráter botânico, o parque contempla áreas permeáveis que facilitam a disposição sustentável da água da chuva e seu retorno ao processo de solo hídrico ecossistêmico. Grande parte das áreas verdes formam topografias abaixo do nível geral do parque, criando jardins de chuva. Plantas adaptadas a inundações temporárias permitem o tratamento ambiental da água da chuva e a absorção de poluentes.

Parque Fundacional

Perspectiva senderos elevados. Image Cortesía de Taller Alterno

Dentro da proposta urbana destaca-se o respeito pela arquitetura e história local. A conservação do átrio da Igreja de San Andrés é proposta, incluindo o uso da atual e tradicional pedra de cantaria, o que confere um caráter diferencial a esta parte do projeto, que reconhece a preponderância deste edifício.

Complementando o projeto, uma fonte de água, um teatro e uma passarela elevada estão interligados como novos pontos de interesse no parque, favorecendo a sua apropriação para eventos culturais e de lazer dos cidadãos.

Convocatória: Concurso Parque Rumipamba
Prêmio: Primeiro lugar
Autores: Taller Alterno + Laura Flórez + Alexander Jiménez
Escritórios: Taller Alterno + Laura Flórez + Alexander Jiménez
Arquitetos Responsáveis: Germán Tamayo Osorio, Laura Flórez, Alexander Jiménez.
Colaboradores: Juan José Ochoa, Camilo Rivera, Alejandra Morales, Catherine Vélez, John Fredy Vásquez, Miguel Ángel Galvis, Narayana Salamanca
Localização: Pasto, Nariño, Colômbia.
Área construída: 9.100 metros quadrados

Planta general. Image Cortesía de Taller Alterno
Planta urbana. Image Cortesía de Taller Alterno
Secciones/cortes. Image Cortesía de Taller Alterno

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Alvarez, Stefania. "Primeiro lugar no concurso para o Parque Rumipamba em Pasto, Colômbia" [Taller Alterno + Laura Flórez + Alexander Jiménez, primer lugar en diseño del Parque Rumipamba en Pasto, Colombia] 11 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907308/primeiro-lugar-no-concurso-para-o-parque-rumipamba-em-pasto-colombia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.