Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Richard Rogers recebe a medalha de ouro AIA de 2019

Richard Rogers recebe a medalha de ouro AIA de 2019

Richard Rogers foi premiado com a Medalha de Ouro AIA 2019 pelo Instituto Americano de Arquitetos. O renomado arquiteto e fundador da Rogers Stirk Harbour + Partners foi reconhecido “por sua influência no ambiente construído [que] redefiniu as responsabilidades de um arquiteto com a sociedade”.

Honrando “um indivíduo ou um par de arquitetos cujo corpo significativo de trabalho teve uma influência duradoura na teoria e na prática da arquitetura”, a Medalha de Ouro do AIA é frequentemente considerada a maior honraria concedida nos Estados Unidos pela arquitetura.

NEO Bankside. Image © Edmund Sumner 3 World Trade Center. Image Courtesy of Rogers Stirk Harbour + Partners The Leadenhall Building. Image © Richard Bryant – Courtesy of British Land/Oxford Properties Y-Cube. Image © Grant Smith + 7

© 2013 Rogers Stirk Harbour + Partners LLP
© 2013 Rogers Stirk Harbour + Partners LLP

Como um dos principais arquitetos do movimento britânico High-Tech, Richard Rogers, vencedor do Prêmio Pritzker, destaca-se como um dos arquitetos mais inovadores e distintos de uma geração. Rogers fez seu nome nos anos 70 e 80, com edifícios como o Centre Georges Pompidou em Paris e a sede do Lloyd's Bank em Londres. Até hoje, seu trabalho é executado com motivos semelhantes, utilizando cores brilhantes e elementos estruturais para criar um estilo que é reconhecível, mas também altamente adaptável.

NEO Bankside. Image © Edmund Sumner
NEO Bankside. Image © Edmund Sumner

Rogers nasceu em Florença, mas sua família se mudou para a Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, quando Rogers era criança. Depois de frequentar a Architectural Association em Londres, Rogers estudou nos Estados Unidos na Universidade de Yale, onde conheceu o compatriota Norman Foster. Depois de se formarem, os dois arquitetos uniram forças com Su Brumwell e Wendy Cheeseman para formar o  Team 4 em 1963. Embora sua colaboração como  Team 4 durasse apenas quatro anos, ela seria um estágio formativo crucial na arquitetura britânica, como Rogers e Foster. passou a ser os principais nomes da cena britânica de alta tecnologia.

3 World Trade Center. Image Courtesy of Rogers Stirk Harbour + Partners
3 World Trade Center. Image Courtesy of Rogers Stirk Harbour + Partners

Nos anos 1990, Rogers se envolveu na política britânica, ocupando um lugar na Câmara dos Lordes como um Labour Peer (seu título completo é Baron Rogers, de Riverside). Isto levou a um convite do governo para criar a Força-Tarefa Urbana, que em 1998 realizou uma revisão das causas da decadência urbana e delineou uma visão para o futuro das cidades britânicas no artigo "Towards an Urban Renaissance." Por 8 anos ele também foi o principal conselheiro em arquitetura e urbanismo para o prefeito de Londres.

The Leadenhall Building. Image © Richard Bryant – Courtesy of British Land/Oxford Properties
The Leadenhall Building. Image © Richard Bryant – Courtesy of British Land/Oxford Properties

Em anos mais recentes, Rogers continuou a produzir trabalhos de grande mérito, ganhando o Prêmio Stirling em 2006 e 2009, e o Prêmio Pritzker em 2007.

Y-Cube. Image © Grant Smith
Y-Cube. Image © Grant Smith

Como o 75º ganhador da Medalha de Ouro, Rogers se junta a uma lista estimada de vencedores, incluindo Frank Lloyd Wright (1949), Louis Sullivan (1944), Le Corbusier (1961), Louis I. Kahn (1971), IM Pei (1979). Thom Mayne (2013), Julia Morgan (2014), Moshe Safdie (2015) e Denise Scott Brown e Robert Venturi (2016). No ano passado, o prêmio foi entregue a James Stewart Polshek.

Millennium Dome. Image © Flickr user jamesjin licensed under CC BY-SA 2.0
Millennium Dome. Image © Flickr user jamesjin licensed under CC BY-SA 2.0

Notícia via: The American Institute of Architects

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Richard Rogers recebe a medalha de ouro AIA de 2019" [Richard Rogers Wins the 2019 AIA Gold Medal] 08 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907304/richard-rogers-recebe-a-medalha-de-ouro-aia-de-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.