Mirante panorâmico projetado pelo MAD dará novo uso a um antigo armazém em Roterdã

Mirante panorâmico projetado pelo MAD dará novo uso a um antigo armazém em Roterdã

A MAD Architects acaba de apresentar as últimas imagens da sua proposta para o mirante panorâmico da Fenix Warehouse em Roterdã. Encomendado pela Fundação Droom en Daad, o mirante representa o primeiro projeto cultural público realizado pela MAD na Europa, convidando-nos a redescobrir a história esquecida de um edifício que já foi um dos maiores armazéns do mundo.

O mirante é parte de um projeto de restauração mais amplo, o qual será liderado pelo escritório Bureau Polderman, com sede na mesma cidade holandesa. A estrutura está situada em meio a uma das mais antigas "chinatowns" da Europa, às margens do porto de Roterdã.

© MIR
© MIR

Estamos muito contentes com a oportunidade de intervir em uma estrutura histórica deste calibre. Acreditamos que o mirante deverá encorajar muitas pessoas a redescobrir este edifício e sua história. Concebemos este projeto para elevar não só o corpo mas também a mente dos visitantes, transformando o antigo armazém em um local de prazer e contemplação. A "Fenix", inspirará às pessoas a redescobrir o passado, viver o presente e pensar sobre o futuro.
-Ma Yansong, Fundador da MAD Architects

Além da plataforma elevada, a MAD também está projetando uma escada escultórica além de um átrio público para o edifício monumental do porto, conectando o térreo e o primeiro pavimento através de um deck de observação na cobertura. O primeiro pavimento será dedicado a rememorar a longa história de migração de Roterdã, refletindo sobre o papel do porto da cidade como um ponto por onde partiram milhões e milhões de migrantes europeus com destino a Ellis Island, nos Estados Unidos.

Cortesia de MAD Architects
Cortesia de MAD Architects

O armazém "Fênix" tornar-se-á um marco histórico para todos aqueles europeus que deixaram o continente a partir do rio Maas, relembrando a todos que ao longo da história, todos somos imigrantes de alguma maneira. Ele oferecerá um espaço para o futuro e também para a história do passado de Roterdã.
-Wim Pijbes, Diretor, Fundação Droom en Daad.

A notícia do projeto soma-se à recente divulgação de que o MAD acaba de inaugurar as obras de um jardim de infância flutuante sobre um pátio histórico na cidade de Pequim, na China.

Via: MAD Architects

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Mirante panorâmico projetado pelo MAD dará novo uso a um antigo armazém em Roterdã" [MAD Architects Design Panoramic Viewpoint for Historic Warehouse in Rotterdam] 01 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906684/mirante-panoramico-projetado-pelo-mad-dara-novo-uso-a-um-antigo-armazem-em-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.