Primeiro grande edifício do MVRDV nos EUA começa a ser construído

O escritório holandês de arquitetura MVRDV acabada de inaugurar a construção da Radio Tower & Hotel, um edifício de uso misto de mais de 20.000 metros localizado em Washington Heights, na porção norte de Manhattan. O edifício-torre de 22 pavimentos será o primeiro grande projeto construído pelo MVRDV nos Estados Unidos, o qual combina um programa de hotel, áreas comerciais e de serviços além de escritórios. O projeto foi concebido para integrar-se ao caráter vibrante do bairro novaiorquino e apontar novas soluções para o seu desenvolvimento futuro.

Primeiro grande edifício do MVRDV nos EUA começa a ser construído - Mais Imagens+ 4

Radio Tower & Hotel. Imagem Cortesia de MVRDV

Encomendado pela Youngwoo & Associates, a Radio Tower & Hotel passará a ocupar um terreno subutilizado no encontro entre a Amsterdam Avenue e a Washington Bridge, o principal ponto de conexão entre Manhattan e o Bronx. O local encontra-se apenas a uma quadra da rodovia I-95, a principal rota entre Nova Iorque e Nova Jersey. A singular forma do edifício-torre responde ao principal desafio lançado por este projeto: contextualizar um vasto programa de mais de 20.000 metros quadrados em meio a um bairro essencialmente horizontal para os padrões de Nova Iorque.

O projeto da Radio Tower & Hotel tira partido da composição típica dos blocos de Washington Heights, separando o programa em unidades menores que compõe uma espécie de empilhamento assimétrico de pequenos edifícios com espaços abertos e amplos terraços entre eles. Cada módulo possui a escala aproximada de um típico edifício do bairro e conta com seu próprio padrão de fachada, tudo inspirado na arquitetura de Washington Heights. As cores utilizadas também fazem menção à vibrante vizinhança do norte de Manhattan, mimetizando-se à paisagem deste bairro majoritariamente hispânico. Combinados, todos estes elementos formais do edifício são um resumo da arquitetura e das principais características urbanas de Washington Heights.

Radio Tower & Hotel. Imagem Cortesia de MVRDV

“A Radio Tower & Hotel, localizada na parte mais estreita da Ilha de Manhattan, entre os rios Hudson e Harlem, será um edifício moderno e colorido que vem para somar com as principais características deste bairro diverso e vibrante”, explica Winy Maas, diretor e co-fundador do MVRDV. “O edifício foi concebido como uma 'vila vertical' um empilhamento de pequenos edifícios que refletem a escala tradicional do bairro, evitando assim o contraste exagerado de um arranha-céu em uma vizinhança majoritariamente horizontal. A Radio Tower será como um cartão de visitas para quem vem de Nova Jersey e do Bronx, um farol multicolorido e acolhedor bem na porta de entrada de Manhattan.”

Interiormente, a Radio Tower & Hotel desdobra-se em uma enorme variedade de diferentes espaços com distintas configurações e necessidades. Uma ampla gama de tipologias de quartos para o hotel, escritórios de tamanhos variados, espaços para eventos e unidades comerciais. Washington Heights é o 5º maior bairro da cidade de Nova Iorque, contando com uma população de mais de 150.000 pessoas, mas que atualmente possui apenas dois pequenos hotéis. A implantação desta nova acomodação, portanto, implicará um grande avanço para a estrutura do bairro, proporcionando maior conforto para os visitantes que deslocam-se para Washington Heights para participar de conferências organizadas pela Universidade Yeshiva e pelo Hospital Presbiteriano de Nova Iorque. Por outro lado, o centro de eventos localizado no volume azul do edifício-torre será o primeiro deste tipo em toda a região, oferecendo uma nova opção para a população local e suas instituições, acolhendo desde festas de casamento até conferências e grandes reuniões, tudo isso com vistas espetaculares para a cidade de Nova Iorque e região.

Radio Tower & Hotel. Imagem Cortesia de MVRDV

No nível da rua, as funções deste complexo programa em forma de edifício-torre foram implantadas para ativar o espaço da calçada e dos pedestres, abrigando espaços comerciais junto à 181st Street e a agitada Amsterdam Avenue. A entrada do hotel desemboca junto a um pátio interior, aberto tanto para as pessoas que trabalham no edifício quanto para os moradores do bairro, que poderão visitar livremente um café e uma horta comunitária. Os diversos terraços proporcionados pelo escalonamento destes pequenos edifícios oferecem vários espaços para eventos ao ar livre, todos com vistas para Washington Heights, Manhattan e toda a cidade de Nova Iorque. Este bairro ao norte de Manhattan faz parte de uma área que já está passando por uma significativa transformação, e é provável que ela se intensifique ainda mais no futuro próximo. Como um dos empreendimentos mais significativos do bairro até a atualidade, a Radio Tower & Hotel está à frente de seu tempo, apontando para o futuro e lançando diretrizes para as próximas grandes intervenções.

O MVRDV está trabalhando em colaborando com os arquitetos da Stonehill & Taylor e uma grande equipe de especialistas, incluindo o Workshop APD no desenvolvimento dos projetos de interiores, a Cosentini Associates para os sistemas construtivos, a GACE como consultores de estruturas, a CANY Technical Services na engenharia de fachadas além da Filament Hospitality. A data prevista para a inauguração do edifício é 2021.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Primeiro grande edifício do MVRDV nos EUA começa a ser construído" [MVRDV's First US Project Breaks Ground in New York City] 27 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906046/primeiro-grande-edificio-do-mvrdv-nos-eua-comeca-a-ser-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.