Como seria o Central Park se outro projeto tivesse sido escolhido há 160 anos

O icônico Central Park de Nova Iorque foi projetado em 1858 por F.L Olmsted e C. Vaux, tendo sido escolhido em um concurso que contou com outras 32 inscrições. O edital desafiava os participantes a desenhar um parque que incluísse uma fonte, uma torre de vigia, uma arena de patinação, uma esplanada, quatro ruas transversais e um espaço de exposições.

Das 32 propostas alternativas, há registros de apenas uma ainda hoje. A única sobrevivente é a proposta do engenheiro John J. Rink. Para ter uma ideia de como o projeto de Rink seria contextualizado, as empresas NeoMam Studios e Budget Direct publicaram uma série de renderizações da proposta. Veja, a seguir, como seria um dos espaços verdes mais emblemáticos do mundo se a decisão tomada há 160 anos tivesse sido diferente.

Como seria o Central Park se outro projeto tivesse sido escolhido há 160 anos - Mais Imagens+ 1

Cortesia de NeoMam Studios para Budget Direct

A proposta de Rink foi dividida em formas simétricas que se elevam ou descem de acordo com a topografia. Descrita como uma "fantasia folclórica de Versalhes" em referência ao paisagismo do palácio francês, os espaços abertos do parque "desaparecem sob os becos arborizados."

Cortesia de NeoMam Studios para Budget Direct

A inspiração de Rink no paisagismo francês também é percebida na simetria e tranquilidade dos espaços em conexão com a água. Um grande reservatório é ladeado pelo imponente “Cronton Lake” e uma esplanada, sendo a única área aberta da proposta.

Cortesia de NeoMam Studios para Budget Direct

160 anos depois, o Central Park continua a ser um ponto focal para as propostas arquitetônicas mais impressionantes de Nova Iorque, como a ideia do DFA para a estrutura de madeira flutuante mais alta do mundo no lago do parque, e projetos nas adjacências desenhados por escritórios como SHoP e Jean Nouvel.

Cortesia de NeoMam Studios para Budget Direct

Via: Budget Direct

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Como seria o Central Park se outro projeto tivesse sido escolhido há 160 anos" [What New York's Central Park Could Have Looked Like] 22 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904315/como-seria-o-central-park-se-outro-projeto-tivesse-sido-escolhido-ha-160-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.