Destaques da semana: temporada de prêmios

As grandes novidades desta semana foram as publicações dos vencedores do Prêmio Stirling e do Mies Crown Hall Americas Prize pelo RIBA e pelo IIT respectivamente. Foster + Partners recebeu o Prêmio Stirling de melhor edifício do Reino Unido pela sede da Bloomberg em Londres. Como disse um dos membros do júri, Sir David Adjaye, "o Bloomberg é um projeto único, resultado das mais recentes pesquisas e inovações na disciplina da arquitetura." A escolha do projeto como o grande vencedor de um dos prêmios mais importantes do mundo da arquitetura não se deu sem certas controvérsias, quando ainda muito se discute à respeito do custo total da obra em meio a atual crise imobiliária do Reino Unido.

© Cristobal Palma | Estudio Palma

Do outro lado do mundo, a Barclay + Crousse recebeu as honrarias pelo projeto do Edifício E na Universidade de Piura, no Peru. O projeto é o mais recente a juntar-se a uma seleta lista de vencedores que incluem o Grace Farms do SANAA e o 1111 Lincoln Road de Herzog & de Meuron. Nas palavras do juri Rodrigo Perez, “isto não é apenas um projeto, mas a exploração de uma nova tipologia e, portanto, um conjunto de ideias espaciais que nos incita a explorá-las e até mesmo replicá-las. O edifício é tecnicamente simples por seus métodos e recursos utilizados além de materiais locais e técnicas construtivas empregadas.”

© Cristobal Palma | Estudio Palma

A forma segue a força

Cortesia de Helmut Jahn

O discurso arquitetônico de hoje volta-se prioritariamente para o futuro. Entretanto, a maioria dos projetos de arquitetura contemporânea parecem cada vez mais uma coisa só. Ideias de como realmente será a arquitetura do futuro parecem vagas e distantes. Talvez pareça ironia que os arquitetos mais visionários da atualidade façam parte da "velha guarda" - Helmut Jahn, em primeiro lugar. Uma entrevista com o arquiteto realizada por Vladimir Belogolovsky revela o incansável trabalho de Jahn para desenvolver uma arquitetura voltada para o futuro - algo que não seja apenas utopia ou distopia, mas projetos viáveis e habitáveis.

Mais estranho que a ficção

Cortesia de Mediated Matters, MIT

Às vezes a realidade nos apresenta coisas que vão muito além da nossa imaginação. Talvez não haja melhor exemplo do que a recém apresentada Fiberbots, um sistema de autoconstrução digital produzida pela Mediated Matters no MIT. O projeto, desenvolvido em parceria com a arquiteta Neri Oxman, utiliza robôs para produzir estruturas tubulares de alta resistência. Por ser uma tecnologia com capacidade de produção autônoma e de alta resistência, os criadores acreditam que o Fiberbots possa ser utilizado como uma solução para a construção rápida em ambientes extremos e áreas devastadas por catástrofes naturais.

© Nasim Sehat

Aproximando um pouco mais próximo à nossa realidade, podemos falar sobre a proposta do arquiteto iraniano Nasim Sehat para o futuro dos espaços urbanos. O projeto, chamado de SLICE, está baseado em uma variedade de módulos "plugáveis" que respondem a uma série de estilos de vida diferentes (idealizados). Estas cápsulas podem ser vistas como a evolução dos hotéis modulares do Japão idealizados pelos metabolistas. Como estas tipologias parecem ser cada dia mais populares, vale a pena levá-las à sério. Mas, é assim que queremos viver? Ou podemos escolher como serão as cidades nas quais desejamos viver?

Arquitetura à vista

Cortesia de Warner Bros.

Enquanto os prêmios de arquitetura são notícias ao redor do mundo, a maioria de nós nunca terá a chance de ver com os próprios olhos a maioria destas obras. O cinema oferece uma oportunidade para que todos nós possamos experimentar indiretamente estas novas perspectivas sobre a arquitetura, requerendo apenas algumas horas de nossa atenção. O festival de cinema de arquitetura deste ano em Roterdã, apresentará obras sob o tema "construindo a felicidade". Uma perspectiva fresca e positiva em um momento em que parece tão fácil criticar a tudo e a todos.

Sejam ou não sejam sucessos de bilheteria, a arquitetura muitas vezes desempenha um papel importantíssimo na industria do cinema. Blockbusters ou filmes cult tem utilizado com frequência a arquitetura como um importante personagem na construção de uma narrativa convincente, recorrendo inclusive a concursos de arquitetura para projetar suas cidades fictícias.

Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Destaques da semana: temporada de prêmios" [This Week in Architecture: Awards Season] 17 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904015/destaques-da-semana-temporada-de-premios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.