Sede da Bloomberg de Foster + Partners vence o Prêmio Stirling 2018 de melhor edifício do Reino Unido

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a Sede Europeia da Bloomberg, projetada por Foster + Partner, como o vencedora do Prêmio Stirling 2018. Visto como o mais prestigiado prêmio de arquitetura do Reino Unido, este prêmio é dado ao edifício "que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura em um determinado ano". Selecionado de uma lista de seis projetos, o projeto destaca a colaboração entre um cliente cívico e arquiteto, bem como abordar o domínio público.

Sede da Bloomberg de Foster + Partners vence o Prêmio Stirling 2018 de melhor edifício do Reino Unido - Mais Imagens+ 32

"Bloomberg é um projeto único que ultrapassou os limites da pesquisa e da inovação em arquitetura", disse Sir David Adjaye, presidente do júri deste ano. "O programa do projeto exigia um edifício que pudesse enfrentar o desafio deste local específico e oferecer um ambiente orientado por informações. O arquiteto trabalhou de forma exaustiva e colaborativa para projetar um edifício que responde perfeitamente às ambições da Bloomberg ... O verdadeiro sucesso está na experiência para os funcionários, visitantes e transeuntes - como a Bloomberg abriu novos espaços de estar e contemplação na cidade; o impacto visceral causado pela perspectiva da cobertura voltada para a catedral de St. Paul, o movimento descendente na rampa helicoidal ou sentar-se em uma das mesa de trabalho desses novos espaços corporativos dinâmicos."

Em uma declaração, Lord Norman Foster disse: "... desde nossas primeiras discussões até os detalhes finais do projeto, Mike Bloomberg e eu tivemos um 'encontro de mentes' em todos os aspectos do projeto - seu foco sustentável, compromisso com a inovação e objetivo de criar o melhor local de trabalho para os funcionários da Bloomberg. O RIBA Stirling Prize é uma prova do incrível espírito de colaboração que sustentou todo o projeto do início ao fim."

© Nigel Young

O júri deste ano incluiu Sir David Adjaye, o presidente do RIBA, Ben Derbyshire, o co-fundador do dRMM (o laureado de Stirling 2017) Alex de Rijke, Kathrin Hersel e Judy Kelly, ex-diretora do Southbank Centre de Londres. Veja a seguir a lista completa de finalistas.

Sede Europeia da Bloomberg / Foster + Partners

© Nigel Young

Um novo ambiente de trabalho muito inovador na cidade de Londres, comissionado por um ambicioso cliente, que ultrapassa os limites da arquitetura e busca melhorar o espaço público adjacente.

Sede da Bloomberg de Foster + Partners vence o Prêmio Stirling 2018 de melhor edifício do Reino Unido - Mais Imagens+ 32

Através de sua forma e materiais, o edifício foi projetado como uma extensão natural da cidade que se conecta ao espaço público. Ganhando uma excelente classificação BREEAM - a maior pontuação em estágio de projeto já alcançada por qualquer grande desenvolvimento corporativo. Em termos volumétricos, a Sede da Bloomberg é composta por dois edifícios unidos por pontes que se estendem por uma arcada para pedestres.

A fachada singular é definida por uma estrutura portante de concreto com uma série de aletas de bronze que garantem o sombreamento dos grandes panos de vidro que vão do chão ao teto. 

Central para o ethos da Bloomberg, o espaço de convívio de pé-direito duplo no sexto andar é o coração do edifício, refletindo a importância do compartilhamento e da colaboração na empresa. Todos os funcionários passam por esse espaço, aumentando a probabilidade de encontros casuais e discussões informais

Storey's Field Centre and Eddington Nursery, Cambridge / MUMA

© Alan Williams

Um edifício de tirar o fôlego, encomendado pela Universidade, para a nova comunidade de North-West Cambridge. Inspirado nos claustros e tribunais da cidade, este projeto tem como base uma agenda de sustentabilidade.

Bushey Cemetery, Hertfordshire / Waugh Thistleton Architects

© Lewis Kahn

Um extraordinário edifício voltado para a espiritualidade e formado por paredes naturais de terra batida, carvalho e aço enferrujado, construído sobre as crenças e costumes da fé judaica.

 

Chadwick Hill, University of Roehampton, London / Henley Halebrown

© David Grandorge

Três edifícios novos e inteligentes que cercam a Georgian Downshire House e oferecem moradia estudantil de alta qualidade para a Universidade de Roehampton, construídos com um orçamento modesto.

New Tate St Ives, Cornwall / Jamie Fobert Architects e Evan & Shalev

© Nick Hufton

Uma engenhosa reconfiguração e ampliação da galeria de arte pós-moderna, que duplica o espaço expositivo e cria uma nova passagem pública ligando a cidade à praia e ajudando St. Ives a atrair um número maior de visitantes internacionais.

The Sultan Nazrin Centre, Worcester College, Oxford / Niall McLaughlin Architects

© Nick Kane

Um auditório flutuante trabalhado a partir de pedra clássica de Oxford e carvalho natural para misturar-se primorosamente à paisagem do Worcester College.

Via: RIBA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Sede da Bloomberg de Foster + Partners vence o Prêmio Stirling 2018 de melhor edifício do Reino Unido" [Foster + Partners' Bloomberg HQ Wins 2018 RIBA Stirling Prize for the UK's Best New Building] 10 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903660/sede-da-bloomberg-de-foster-plus-partners-vence-o-premio-stirling-2018-de-melhor-edificio-do-reino-unido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.