Sede Europeia da Bloomberg / Foster + Partners

© Nigel Young

Sede Europeia da Bloomberg / Foster + Partners - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: Foster + Partners; Foster + Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  102190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grants of Shoreditch, Josef Gartner, KIKUKAWA, Kvadrat Soft Cells, WindowMaster
  • Cliente: Bloomberg LP
  • Engenharia Estrutural: AKT II
  • Projeto De Iluminação: Tillotson Design Associates
  • Quantitativos: Aecom
  • Classificação De Sustentabilidade : BREEAM - Outstanding
Mais informaçõesMenos informações
© Nigel Young

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede europeia da Bloomberg, projetada pela Foster + Partners, se insere respeitosamente no entorno histórico em pleno coração da cidade de Londres, próxima ao Banco da Inglaterra, da St. Paul’s Cathedral e da igreja de St. Stephen's Walbrook. Em sua forma, volumetria e materialidade, o projeto do novo edifício procura responder, de forma bastante adequada à seu tempo, as condicionantes históricas do local - uma extensão natural do espaço urbano que promove e qualifica o domínio público do centro de Londres. Além disso, é um excelente exemplo de projeto sustentável de arquitetura, o qual recebeu o selo BREEAM Outstanding de sustentabilidade - a pontuação mais alta que um grande escritório de arquitetura já recebeu, ainda na fase de projeto, para um edifício deste tipo.

Croqui © Norman Foster

Ocupando a extensão de toda uma quadra, o terreno de 13.000 metros quadrados abriga dois edifícios principais que se conectam através de uma série de passarelas transparentes que flutuam sobre um longo passeio público correspondente a uma antiga estrada romana que cortava o centro de Londres.  Conhecida como Bloomberg Arcade, este espaço público para pedestres cria novas conexões com a cidade, contando ainda com uma série de restaurantes e cafés que animam este miolo de quadra dinâmico e bem iluminado. Três praças públicas foram criadas em cada um dos extremos desta via de pedestres e em frente à entrada principal do edifício, oferecem novos espaços cívicos no coração de Square Mile.

© Nigel Young

Sua impressionante fachada é definida a partir de um grid estrutural de arenito, com uma série de brises em bronze responsáveis por sombrear as amplas aberturas de piso à teto. Estes elementos de controle solar conferem ao edifício hierarquia e ritmo à medida que variam em escala e densidade respondendo a orientação específica de cada uma das fachadas, além de colaborar com o sistema de ventilação natural do edifício.

© Nigel Young

Intervenções artísticas também desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do projeto, com três instalações site-specific tanto no interior quanto no exterior do edifício. "Forgotten Streams" são uma série de fontes concebidas pela artista Cristina Iglesias em homenagem ao rio Walbrook que antigamente fluía livremente pelo terreno - conformando os espaços públicos em cada uma das entradas da Bloomberg Arcade. A nova sede da Bloomberg também faz referência ao sítio arqueológico do Templo Romano de Mithras descoberto no local, um novo centro cultural e de pesquisa foi projetado para possibilitar aos visitantes uma experiência imersiva, trazendo seu passado histórico de volta à vida.

© Nigel Young
© Nigel Young

O acesso principal é definido por um impressionante pórtico de entrada, aonde os edifícios lado à lado conformam uma nova praça pública. Passando pela entrada principal e atravessando o lobby do edifício, os visitantes são então atraídos para uma espécie de vortex - um espaço dramático de pé direito duplo conformado por três elementos arquitetônicos curvos e inclinados de madeira. A partir deste ponto, elevadores panorâmicos de alta velocidade - outra inovação desenvolvida especificamente para este edifício - conduzem os visitantes diretamente para o sexto pavimento.

© Nigel Young

Neste último pavimento, uma espécie de "copa" de pé-direito duplo se transforma no coração do edifício, refletindo a importância dos espaços de uso comum nos processos colaborativos dentro da empresa. Todos os funcionários devem passar obrigatoriamente por espaço acolhedor, aumentando a probabilidade de encontros informais entre seus usuários e visitantes.

Corte perspectivado

Uma rampa tridimensional em ascensão contínua, flui através de uma espécie de átrio em meio ao edifício, revelando surpreendentes perspectivas à cada pavimento. Revestida em bronze, esta ampla rampa foi projetada como um local de encontros informais além de permitir conexões diretas entre os pavimentos, permitindo que as pessoas mantenham breves conversas improvisadas com seus colegas, sem interromper o fluxo de pessoas.

© Nigel Young

A ideologia de trabalho colaborativo e em equipe influiu formalmente na composição dos layouts dos espaços de trabalho de cada pavimento. Mobiliários flexíveis e ajustáveis em altura podem ser organizados das mais diferentes formas, permitindo privacidade, personalização, bem-estar e trabalho em equipe. O forro é outro elemento inovador desenvolvido para este edifício, inspirado nos forros metálicos típicos da cidade de Nova Iorque. Painéis de alumínio dispostos em conjuntos de "pétalas" foram concebidos com distintos objetivos - dar acabamento, dissipar a luz, incorporar os elementos do sistema de ventilação além de controle acústico - combinando vários elementos funcionais em um sistema integrado de economia de energia.

© Nigel Young

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sede Europeia da Bloomberg / Foster + Partners" [Bloomberg's European HQ / Foster + Partners] 05 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888412/sede-europeia-da-bloomberg-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.