Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Finalistas da III Bienal Latino-Americana de Arquitetura da Paisagem (BLAP)

Finalistas da III Bienal Latino-Americana de Arquitetura da Paisagem (BLAP)

A III Bienal Latino-Americana de Arquitetura da Paisagem apresentou na segunda-feira (10 de setembro) os finalistas do concurso que será realizado na Cidade do México nos dias 26 e 27 deste mês. A bienal organizada pela Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México (SAPM) desde 2014 busca ressaltar o papel que a arquitetura paisagística desempenha na construção do habitat na América Latina, com particular ênfase nos problemas ambientais e sociais que esta região.

"Buscamos incentivar a participação na construção da paisagem para mostrar o panorama amplo e diversificado das intervenções que emergem do local, mas que possibilitam a identificação de uma região que compartilha desafios e soluções", propõem os organizadores nas bases da bienal .

As 19 obras, projetos não construídos e pesquisa cobrem os critérios da bienal, que apontam para obras que respeitam a paisagem e seus valores; demonstrar comprometimento com critérios de sustentabilidade; e integrar e resolver problemas sociais, entre outras variáveis.

Conheça os finalistas abaixo:

Obras construídas

Residências, conjuntos habitacionais, corporativos, escritórios e instituições

Culturalia / ALTOVA. Image © Ángel Gabriel Penagos Gordillo
Culturalia / ALTOVA. Image © Ángel Gabriel Penagos Gordillo

Desenvolvimentos turísticos, estradas e vias

  • Tierra tropical

Ecologia e conservação urbano-regional

  • Xero Jardinería, Jardinería sustentable en el campus ciudad universitaria
  • Canal Colinas del Sol

Parques e áreas recreativas

Parque Fluvial Padre Renato Poblete / Boza Arquitectos. Image © Felipe Díaz Contardo
Parque Fluvial Padre Renato Poblete / Boza Arquitectos. Image © Felipe Díaz Contardo

Projetos não construídos

Projeto profissional de qualquer escala

  • Aula ambiental
  • Proyecto Asomadera
  • Regeneración del bosque urbano
  • Paisajes energéticos globales

Trabalhos teóricos e de pesquisa

  • Arte, historia y cultura: nuevas aproximaciones al conocimiento del paisaje
  • Catálogo del paisaje urbano: instrumento innovativo para la planificación urbana con enfoque paisajístico
  • Identifying Santiago's natural elements for implementing an ecological planning perspective. Have they been considered so far?
  • Guía de lineamientos de diseño para espacios públicos en Saltillo

Na cerimônia a ser realizada no final do mês no Seminário de Cultura do México, o primeiro lugar será concedido para cada categoria designada pelo júri; Além disso, um grande prêmio da III Bienal Latino-Americana de Arquitetura Paisagista será concedido ao projeto escolhido como vencedor na categoria Trabalho Construído, selecionado pelo júri, dentre os primeiros colocados nesta categoria.

O júri do III BLAP é composto por Kathrin Grimm Wiedemann, Presidente da Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México (SAPM); Raquel Peñalosa, presidente da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas da Região das Américas (IFLA Américas); Saúl Alcántara Onofre, coordenador da Pós-graduação em Design, Planejamento e Conservação de Paisagens e Jardins, Universidade Autônoma Metropolitana, Azcapotzalco (UAM); Pablo Lazo, da ARUP Brasil; Claudia Harari, diretora da Harari Landscape Architecture; Luis Romahn, presidente e diretor da Associação Nacional de Parques e Recreação; e Sebastián Monsalve, em nome do escritório colombiano LATITUD Taller de Ciudad y Arquitectura.

Conheça os detalhes desta bienal neste link.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Finalistas da III Bienal Latino-Americana de Arquitetura da Paisagem (BLAP)" [Estos son los finalistas de la III Bienal Latinoamericana de Arquitectura de Paisaje (BLAP)] 14 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902150/finalistas-da-iii-bienal-latino-americana-de-arquitetura-da-paisagem-blap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.