9 podcasts em português sobre arquitetura e cidades

As mídias e tecnologias vêm revolucionando o mundo na produção de conteúdo nos mais diferentes nichos. Com a arquitetura não é diferente. Canais no Youtube, na TV e playlists especializadas em arquitetura e urbanismo são alguns dos exemplos. Mas, para além destas, há alguns anos surgiram os podcasts. Ao contrário de outras mídias, é um meio reproduzido meramente em áudio e compartilhado numa gama de plataformas – de sites especializados a blogs. Atualmente são diversas opções para ouvir – nacionais (como apresentaremos abaixo) e internacionais como já publicado anteriormente pelo Archdaily.

Quando se trata da busca de podcasts especializados, a tarefa não é fácil. Reunimos uma lista com nove canais de podcasts nacionais para você ouvir. Coloque os fones de ouvido e venha conferi-los:

Arquicast

Dedicado aos diversos assuntos e problematizações que compõe o campo da arquitetura e urbanismo, o canal é fruto da colaboração entre os arquitetos e professores Adilson Amaral, Aline Cruz e Raphael Rodrigues. Em bate-papo descontraído, abordam com convidados as diferentes pautas de cada programa, que duram em média 1 hora. No ar desde 2016, já somam 52 episódios.

Ouça clicando aqui.

Arquipapo

No ar desde maio de 2016 e fundado por Gabriel Celligoi, Kazu Maoski e Renata Diniz, discute uma variedade de temas, que nunca deixam de ser atuais – projetos, concursos, dissertação, cidades, paisagem, viagens, ícones construídos, mestres da arquitetura, entre muitos outros. Já são 62 episódios com tempo médio de aproximadamente uma hora.

Ouça aqui.

ARQ2P

Criado pelos arquitetos Danilo Keila, Elis Cristina, Samuel Cabrera e Satoshi Koik, o canal que aborda diversos temas ligados a arquitetura, busca uma linguagem simples e livre de termos técnicos, convidando diferentes personagens da sociedade a discutir os termos que permeiam a cidade.

Ouça clicando aqui.

CAU/BR – Minuto Arquitetura para a vida

Como parte da programação da Rádio CBN, estes podcasts são fruto dos programas apresentados três vezes por semana de 1 minuto de duração, buscando explicitar aos ouvintes as possibilidades do ofício do arquiteto e urbanista necessidade as vantagens de contratar esses profissionais, abordando questões como planejamento, economia, conforto e valorização.

Ouça os programas aqui.

Espaço em obra 

O programa comandado pelo colunista e também professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Guilherme Wisnik, na Rádio USP e posteriormente disponibilizado em sua plataforma, busca tratar questões ligadas à cidade, política e crítica, dispostas em aproximadamente 5 minutos.

Ouça clicando aqui.

Ouvir Imagens

Com apresentação da artista digital, pesquisadora e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Giselle Beiguelman, estes podcasts são fragmentos da programação da Rádio USP. Abordando temáticas ligadas à cidade, arte e tecnologia, busca abordar de maneira sucinta temáticas sempre atuais pela hiperconexão dos campos.

Ouça agora mesmo clicando aqui.

Precisamos Falar Sobre Arquitetura

Em episódios que variam de 30 a 50 minutos, traz luz a temas que permeiam o campo arquitetônico. Toda a produção é executada pelo Galpão42, um coletivo multimídia especializado em conteúdo de arquitetura.

Ouça aqui.

RADARQ

Como veículo direcionado a arquitetos e urbanistas, a rádio tem por objetivo levar conteúdo e entretenimento ligado ao campo da arquitetura e cidades sob diferentes aspectos e questões. Cobrindo eventos, realizando entrevistas e debatendo temáticas em foco, disponibiliza parte destas em sua plataforma.

Ouça agora mesmo clicando aqui.

Trama Urbana Podcast

Num diálogo inserido nos assuntos que regem a cidade, estes podcasts tratam uma onda de temáticas  ligadas ao urbanismo, de projetos de lei e zoneamento a polêmicas envolvendo determinadas áreas da malha urbana. Mas, indo além do urbanismo, alguns dos episódios têm como mote a abordagem a questões variadas, como mulheres na arquitetura, tipologias arquitetônicas e arte, por exemplo.

Ouça clicando aqui.

Se você conhece um canal de podcasts especializado em arquitetura que adora, mas que não apareceu aqui, envie-nos e ajude a expandir esta lista!

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "9 podcasts em português sobre arquitetura e cidades " 22 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900625/8-podcasts-em-portugues-sobre-arquitetura-e-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.