Universidade de Hong Kong oferece curso online gratuito sobre arquitetura vernacular asiática

Um novo curso on-line oferecido pela Universidade de Hong Kong (UHK) através da plataforma de compartilhamento de conhecimento edX examinará a relação entre a cultura asiática e a arquitetura vernacular daquele continente. Livre e aberto a qualquer pessoa, o curso introdutório intitulado “Interpretando a arquitetura vernacular na Ásia” tem um objetivo inclusivo: tornar o mundo da arte e da história da arquitetura, muitas vezes alienante, acessível ao público em geral.

Vila pesqueira de Tai O, Hong Kong

O conteúdo do curso reflete a inclusão de sua ementa, desviando o foco de estruturas monumentais para, em vez disso, examinar o cotidiano. Os professores David PY Lung (da UHK) e Howard Davis (da Universidade do Oregon) priorizam o “ambiente construído em que as pessoas comuns vivem” em vez dos “palácios reais”. E, ao invés de focar nas técnicas construtivas, como um curso de arquitetura faria, o enfoque aqui é sócio-cultural, destacando “os processos pelos quais as pessoas tomam suas decisões em relação ao ambiente construído”.

Cortesia de edX

O posicionamento antitético dos professores às perspectivas históricas de uma arte tradicional e à prática arquitetônica estabelece um meio termo - no qual a arquitetura não é uma ambiciosa busca acadêmica, mas uma entidade cultural relevante que deve ser estudada como tal. Neste vídeo da primeira semana do curso, por exemplo, registros pratos típicos, natureza e cerimônias culturais recebem quase tanto tempo de exibição quanto exemplos da própria arquitetura vernacular asiática. Nesse caso, parece que o contexto cultural não é algo à parte - mas precisamente o que torna a arquitetura interessante.

Para mais informações sobre o curso, leia a descrição, assista ao trailer e confira estes pequenos trechos.

Sobre este autor
Cita: Comberg, Ella. "Universidade de Hong Kong oferece curso online gratuito sobre arquitetura vernacular asiática" [Online Course Probes Cultural Context of Asian Vernacular Architecture ] 04 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899504/universidade-de-hong-kong-oferece-curso-online-gratuito-sobre-arquitetura-vernacular-asiatica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.