Iphan lança nova edição do inventário da obra de Athos Bulcão

Iphan lança nova edição do inventário da obra de Athos Bulcão
© Edgard Cesar

O ano de 2018 marca o centenário do artista Athos Bulcão, e em celebração à vida o obra deste que foi um dos pintores escultores e muralistas mais influentes do Brasil no século XX, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou uma versão atualizada do inventário de suas obras.

Inventário da Obra de Athos Bulcão em Brasília é o nome do livro que parte de um primeiro trabalho realizado pelo instituto entre 2008 e 2009 e publicado em 2010. Naquela edição, foram documentadas 261 peças, que revelam a sensibilidade, a multiplicidade e a riqueza do universo criativo do artista. A nova edição, lançada oficialmente no dia 30 de julho, conta com mais de 200 páginas e consiste em um livro conceitualmente ampliado, revisado em seu conteúdo e com uma concepção gráfica lúdica e inventiva.

A Fundação Athos Bulcão, responsável pela guarda do acervo do artista, acompanhou a produção do livro que reavalia o inventário de 2010. “Revisamos o projeto gráfico, o texto, que tinha algumas inconsistências, erros de digitação, corrigimos tudo”, informa Carlos Madson Reis, superintendente do Iphan-DF. “O formato é maior, mais adequado à obra do Athos, que normalmente é em área pública, e as fotografias são maiores.”

“Athos Bulcão não era arquiteto, mas sua arte se integrou não só às obras de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, mas às de outros importantes arquitetos brasileiros, numa rara e bela complementaridade entre arquitetura, urbanismo e artes plástica. E aqui não há de falar em mera justaposição de elementos artísticos e arquitetônicos ou do eventual caráter decorativo dos primeiros. Trata-se da fusão indissociável de meios e linguagens estéticas distintas, que se fundem para formar uma nova e única composição artística, com sua própria personalidade, beleza e harmonia”, comenta Madson Reis.

Fonte: Iphan e Correio Braziliense.

Athos Bulcão, 100 anos, 100 dias, 100 fotos

Este ano, um dos artistas mais atuantes no campo de sobreposição entre a arte e a arquitetura moderna brasileira, Athos Bulcão, completaria 100 anos. Athos dedicou parte considerável de sua obra tentando unir a tradição da azulejaria a uma proposta aplicada à arquitetura moderna - e conseguiu, seus trabalhos pontuam alguns dos edifícios mais emblemáticos do modernismo brasileiro, notadamente em Brasília.

Athos Bulcão: Aproximação entre Arte e Arquitetura

Responsável por atingir o marco de maior artista em integração da arte na arquitetura no território nacional, de forma que nenhum outro artista atingiu o tamanho de sua Obra Institucional, Athos Bulcão uniu a tradição da azulejaria à inventividade da composição aplicada na Arquitetura.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Iphan lança nova edição do inventário da obra de Athos Bulcão" 04 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899498/iphan-lanca-nova-edicao-do-inventario-da-obra-de-athos-bulcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.