Piso que gera energia começa a ser testado em ciclovia de Curitiba

Conhecida por seu sistema de transporte coletivo, Curitiba dá um interessante passo em direção à mobilidade ativa. Desde semana passada, a capital paranaense colocou em teste um tipo de pavimentação que gera energia elétrica a partir das vibrações geradas na ciclovia.

Implementada sobre a ponte do Rio Belém, próximo ao Palácio 29 de Março, no centro cívico da cidade, o piso capta a vibração transmitida pelas bicicletas e pedestres e a converte em energia suficiente para iluminar a pista com sinais ao longo do trajeto. 

Um dos objetivos do projeto é tornar as ciclovias mais seguras, direcionando a energia gerada para melhorar a sinalização em pontos críticos, como os cruzamentos com as vias de trânsito, além de monitorar os trechos com maior fluxo - dado que poderá ser usado posteriormente para nortear o planejamento e a melhoria do sistema.

A proposta é parte de um acordo de cooperação entre a empresa japonesa Soundpower Corporation e a prefeitura de Curitiba, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do ministério da indústria japonês, que estão financiando a expansão da tecnologia. O projeto não terá custo para a prefeitura da capital.

De acordo com o jornal local Gazeta do Povo, a partir do segundo semestres deste ano a tecnologia será "implantada em 18,5 quilômetros de ciclovias – trechos compartilhados nas vias públicas, como as ciclofaixas, não serão contemplados."

Fonte: Gazeta do Povo e Mobilize.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Piso que gera energia começa a ser testado em ciclovia de Curitiba" 25 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898746/piso-que-gera-energia-comeca-a-ser-testado-em-ciclovia-de-curitiba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.