OOPEAA projeta sistema modular flutuante para piscinas públicas na Finlândia

O OOPEAA (Office for Peripheral Architecture) venceu um concurso de arquitetura por convite para o desenvolvimento de mais um projeto para a Allas Sea Pool na cidade de Helsinque, Finlândia. Concebido através de um sistema modular, o projeto será construído sobre plataformas flutuantes sobre o mar. A Allas Sea Pool pretende desenvolver uma nova tipologia de projetos públicos para áreas costeiras, onde há pouca disponibilidade de espaço para a implantação de novos projetos.

O programa do concurso solicitava aos participantes convidados a apresentar propostas que respondessem as diferentes condições climáticas ao longo do ano. Finalmente, o projeto desenvolvido pelo OOPEAA foi escolhido como o grande vencedor, principalmente por seu “conceito forte e resposta inteligente quanto a localização, implantando o spa flutuante no centro da cidade de Helsinque”.

OOPEAA projeta sistema modular flutuante para piscinas públicas na Finlândia - Mais Imagens+ 6

Render. Imagem Cortesia de OOPEAA

A proposta do OOPEAA segue uma nova estratégia que vem ganhando força ao longo dos últimos anos na Escandinávia. Chamada de “New Nordic Urban”, este é um conceito que procura incorporar a sensibilidade escandinava em relação à natureza e incentivar atividades físicas e interação social nos espaços urbanos. O Allas Sea Pool procura instalar-se na fronteira entre os espaços públicos e privados, permitindo que os visitantes transitem dos espaços abertos para os fechados, das áreas de relaxamento do spa e sauna para os espaços de encontro e áreas esportivas.

A proposta procura integrar-se perfeitamente à dinâmica urbana do centro da cidade, oferecendo um programa completamente flexível e de uso misto. As principais atividades estão organizadas em duas estruturas independentes, as quais se conectam através de um espaço público aberto. A primeira abriga as atividades de spa e sauna além das áreas para eventos privados, enquanto a segunda contém os programas públicos, abrigando com um restaurante e um café.

Render. Imagem Cortesia de OOPEAA

Ambas estruturas incluem infraestruturas de uso públicos, uma delas conta com uma grande escadaria aberta para encontros informais enquanto a outra abriga espaços cobertos onde é possível desfrutar das vistas para a ampla paisagem costeira de Helsinque. O ponto alto do projeto são as piscinas de água quente, estruturas a céu aberto localizadas entre os espaços púbicos e áreas esportivas.

O Allas Sea Pool foi concebido como uma tipologia replicável modular, a qual pode ser adaptada para qualquer local costeiro. Seus espaços internos podem variar entre 800 e 3500 metros quadrados, construídos sobre plataformas flutuantes que variam entre 2000 e 10.000 metros quadrados.

Espaço público. Imagem Cortesia de OOPEAA
Espaços internos. Imagem Cortesia de OOPEAA

O sistema estrutural foi desenvolvido em madeira CLT (madeira laminada cruzada), em conformidade com o conceito sustentável e flexível do projeto. Durante o processo de construção, os elementos pré-fabricados podem ser transportados facilmente por vias marítimas e fluviais.

Para o desenvolvimento do esquema, o OOPEAA trabalhou em colaboração com a Töölö Urban Ltd, a Bluet Ltd e a Marinetek Ltd.

Via: OOPEAA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "OOPEAA projeta sistema modular flutuante para piscinas públicas na Finlândia" [OOPEAA Design Modular Floating Pool for Urban Waterfronts] 20 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898335/oopeaa-projeta-sistema-modular-flutuante-para-piscinas-publicas-na-finlandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.