O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. OOPEAA projeta sistema modular flutuante para piscinas públicas na Finlândia

OOPEAA projeta sistema modular flutuante para piscinas públicas na Finlândia

OOPEAA projeta sistema modular flutuante para piscinas públicas na Finlândia
OOPEAA projeta sistema modular flutuante para piscinas públicas na Finlândia, Render. Imagem Cortesia de OOPEAA
Render. Imagem Cortesia de OOPEAA

O OOPEAA (Office for Peripheral Architecture) venceu um concurso de arquitetura por convite para o desenvolvimento de mais um projeto para a Allas Sea Pool na cidade de Helsinque, Finlândia. Concebido através de um sistema modular, o projeto será construído sobre plataformas flutuantes sobre o mar. A Allas Sea Pool pretende desenvolver uma nova tipologia de projetos públicos para áreas costeiras, onde há pouca disponibilidade de espaço para a implantação de novos projetos.

O programa do concurso solicitava aos participantes convidados a apresentar propostas que respondessem as diferentes condições climáticas ao longo do ano. Finalmente, o projeto desenvolvido pelo OOPEAA foi escolhido como o grande vencedor, principalmente por seu “conceito forte e resposta inteligente quanto a localização, implantando o spa flutuante no centro da cidade de Helsinque”.

Render. Imagem Cortesia de OOPEAA Espaço público. Imagem Cortesia de OOPEAA Programa de necessidades. Imagem Cortesia de OOPEAA Render. Imagem Cortesia de OOPEAA + 11

Render. Imagem Cortesia de OOPEAA
Render. Imagem Cortesia de OOPEAA

A proposta do OOPEAA segue uma nova estratégia que vem ganhando força ao longo dos últimos anos na Escandinávia. Chamada de “New Nordic Urban”, este é um conceito que procura incorporar a sensibilidade escandinava em relação à natureza e incentivar atividades físicas e interação social nos espaços urbanos. O Allas Sea Pool procura instalar-se na fronteira entre os espaços públicos e privados, permitindo que os visitantes transitem dos espaços abertos para os fechados, das áreas de relaxamento do spa e sauna para os espaços de encontro e áreas esportivas.

A proposta procura integrar-se perfeitamente à dinâmica urbana do centro da cidade, oferecendo um programa completamente flexível e de uso misto. As principais atividades estão organizadas em duas estruturas independentes, as quais se conectam através de um espaço público aberto. A primeira abriga as atividades de spa e sauna além das áreas para eventos privados, enquanto a segunda contém os programas públicos, abrigando com um restaurante e um café.

Render. Imagem Cortesia de OOPEAA
Render. Imagem Cortesia de OOPEAA

Ambas estruturas incluem infraestruturas de uso públicos, uma delas conta com uma grande escadaria aberta para encontros informais enquanto a outra abriga espaços cobertos onde é possível desfrutar das vistas para a ampla paisagem costeira de Helsinque. O ponto alto do projeto são as piscinas de água quente, estruturas a céu aberto localizadas entre os espaços púbicos e áreas esportivas.

O Allas Sea Pool foi concebido como uma tipologia replicável modular, a qual pode ser adaptada para qualquer local costeiro. Seus espaços internos podem variar entre 800 e 3500 metros quadrados, construídos sobre plataformas flutuantes que variam entre 2000 e 10.000 metros quadrados.

Espaço público. Imagem Cortesia de OOPEAA
Espaço público. Imagem Cortesia de OOPEAA
Espaços internos. Imagem Cortesia de OOPEAA
Espaços internos. Imagem Cortesia de OOPEAA

O sistema estrutural foi desenvolvido em madeira CLT (madeira laminada cruzada), em conformidade com o conceito sustentável e flexível do projeto. Durante o processo de construção, os elementos pré-fabricados podem ser transportados facilmente por vias marítimas e fluviais.

Para o desenvolvimento do esquema, o OOPEAA trabalhou em colaboração com a Töölö Urban Ltd, a Bluet Ltd e a Marinetek Ltd.

Via: OOPEAA

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "OOPEAA projeta sistema modular flutuante para piscinas públicas na Finlândia" [OOPEAA Design Modular Floating Pool for Urban Waterfronts] 20 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898335/oopeaa-projeta-sistema-modular-flutuante-para-piscinas-publicas-na-finlandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.