O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Foster + Partners propõe remodelação de um edifício dos anos 70 em Madri

Foster + Partners propõe remodelação de um edifício dos anos 70 em Madri

Foster + Partners propõe remodelação de um edifício dos anos 70 em Madri
Foster + Partners propõe remodelação de um edifício dos anos 70 em Madri, Cortesia de Foster + Partners
Cortesia de Foster + Partners

O escritório Foster + Partners divulgou detalhes de sua proposta de remodelação completa do edifício Plaza Colón, em Madri. Localizado em um local historicamente significativo da capital espanhola, o esquema propõe a transformação e a recuperação da estrutura existente para “criar um novo marco icônico”.

Localizado na junção das principais artérias norte-sul e leste-oeste de Madri, o edifício se eleva em um dos cruzamentos mais importantes da cidade e faz parte da visão urbana de longo prazo da capital. O edifício também faz frente à movimentada Plaza de Colón, um dos maiores espaços públicos de Madri.

Cortesia de Foster + Partners
Cortesia de Foster + Partners

A proposta do escritório mostra o edifício de quatro andares revestido com uma fachada treliçada de aço inoxidável, com uma geometria otimizada para minimizar o consumo de energia e material, segundo afirmam os arquitetos. No térreo, a fachada se torna permeável para maximizar as perspectivas e iluminação natural nas unidades comerciais. 

Um átrio elevado conecta as unidades comerciais aos escritórios nos pavimentos superiores, auxiliando a ventilação natural no quente clima madrilenho. O edifício é coberto com um terraço panorâmico com vista para a Plaza de Colón e pequenos espaços de encontro definidos por vegetação. 

Cortesia de Foster + Partners
Cortesia de Foster + Partners

Situado em um dos cruzamentos mais importantes de Madri, o Axis é um novo marco para a cidade. Estabelece uma nova visão para a estrutura existente dos anos 70, fazendo-a retornar à sua essência e criando um edifício flexível e pronto para o futuro. Sua impressionante fachada também oferece uma nova identidade e senso de lugar para a cidade de Madri.
-Norman Foster, Fundador e Presidente Executivo do escritório Foster + Partners

Mantendo a estrutura original dos anos 70, o projeto oferece uma planta flexível, com iluminação e ventilação naturais. Um núcleo com escadas e serviços localizados ao longo da fachada sul permite uma planta clara em todo o piso, aumentando o potencial de adaptação do projeto. 

Via: Foster + Partners

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Foster + Partners propõe remodelação de um edifício dos anos 70 em Madri" [Foster + Partners Reveal Proposal for Refurbished Axis of Madrid] 25 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896849/foster-plus-partners-propoe-remodelacao-de-um-edificio-dos-anos-70-em-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.