Conheça o EIFS, sistema de isolamento térmico exterior

EIFS* (Exterior Insulation Finish Systems) é um sistema de isolamentos de fachadas para paredes e lajes ventiladas que funciona através da superposição de 5 camadas: fixação, camada isolante, camada impermeabilizante - aberta para difusão de vapor e resistente a impactos - e camada externa de revestimento.

Como esses componentes funcionam e são instalados? É um sistema para obras novas ou pode ser incorporado em edifícios existentes? Como projetar um EIFS corretamente para meu projeto de arquitetura? Encontre estas e outras respostas abaixo.

Componentes de um EIFS

Fixação para o Material Isolante

Geralmente é composto de argamassa adesiva. Em alguns casos, são adicionadas fixações mecânicas, especialmente se o projeto tiver grandes sucções de vento ou se um revestimento muito pesado tiver sido escolhido.

StoTherm | StoTherm Silt

StoTherm / StoTherm Silt . Image Cortesía de STO

Material Isolante

Depende da escolha do cliente e das necessidades específicas do projeto. Existe um grande número de materiais isolantes no mercado, mas os mais utilizados são EPS, XPS, Lã de Rocha, Materiais Isolantes derivados da Madeira, Espumas Rígidas de Silicato, Espumas Fenólicas, entre outros.

EPS | EPS Grafito

Cortesía de STO

Lã de Rocha | Lã de Madeira

Cortesía de STO

Espuma Mineral | Espuma Fenólica

Cortesía de STO

Camada Base de Argamassa com Polímeros + Malha de Reforço

A camada base, conforme determina a União Européia, funciona como impermeabilizante à água e é permeável ao vapor, enquanto a malha de reforço permite que o sistema resista adequadamente a impactos, condições climáticas e outros estímulos externos.

Cortesía de STO

Revestimento

É a camada final e visível para o exterior. Pode ser escolhido dentro de um amplo espectro de revestimentos, tintas e outros acabamentos.

Conheça o EIFS, sistema de isolamento térmico exterior - Mais Imagens+ 29

Em que superfícies podem ser aplicadas?

Estes sistemas surgiram originalmente para melhorar os edifícios existentes, já que podem ser aplicados em qualquer tipo de superfície: paredes de alvenaria, concreto (revestido ou não), sistemas pré-fabricados, divisórias leves de madeira ou metal, OSB, fibrocimento, placas de gesso para exterior, entre outras. É um sistema leve que não adiciona mais peso à superfície, pois é composto principalmente de ar.

É importante notar que nos mercados desenvolvidos, este tipo de sistema tem sido regulado para que um único fabricante forneça a solução completa. Desta forma, a responsabilidade pelo seu correto desempenho corresponderá a um único fornecedor.

Concreto | Divisórias pré-fabricadas Baumax | Painel SIP

Cortesía de STO

Partição leve de fibrocimento | Placa OSB | Placa de gesso exterior

Cortesía de STO

Alvenaria | Parede existente rebocada

Cortesía de STO

Pré-fabricado de EPS (Tipo ICF ou Exacta)

Cortesía de STO

Considerações de Projeto

1. Comece perguntando: quanto eu quero isolar?

Antes de projetar um sistema EIFS, devemos responder às seguintes perguntas: Foi realizada uma análise energética do projeto? Existe um valor U (transmitância térmica) que deve ser alcançado? É um projeto desenvolvido sob o programa de poluição do ar, com valores U mais rigorosos? Se o nosso sistema EIFS for projetado para atingir o valor U exigido pelo projeto, podemos ficar tranquilos com seu comportamento térmico no futuro.

Cortesía de STO

2. Determine o quão amplo o sistema é baseado em suas condições específicas

A largura do sistema é variável e pode variar de 2,5 cm a 20 cm, sendo a mais comum a largura de 8 cm. Primeiro deve-se definir a envoltória: que superfície separará os espaços condicionados dos não-condicionados? É um edifício público voltado para a rua? Quais os riscos de impacto que terei no sistema? Não é o mesmo para projetar um EIFS sob um beiral em um piso 3 do que um que esteja no nível da rua ou totalmente exposto a condições climáticas (chuva, granizo, sol direto, vento, outros).

Detalles Constructivos. Image Cortesía de STO

3. Elegir el material aislante de acuerdo a las zonas del proyecto

Al igual que en el punto anterior, no es lo mismo diseñar un EIFS para un muro normal o losa ventilada que para una zona de riesgo de impacto o presencia de agua, por ejemplo. Diferentes soluciones aislantes pueden mezclarse en un mismo proyecto, dependiendo de la zona donde se encuentre el sistema, y los valores U también serán distintos si el EIFS es aplicado en un muro o en una losa ventilada.

Detalles Constructivos. Image Cortesía de STO

4. Definir la unión entre el EIFS y los sistemas de aislación de la cubierta, el zócalo, ventanas y otros

Al no ser un sistema para cubiertas o submuraciones, EIFS nos obliga a determinar la forma en que nuestra aislación de muros se conectará con la aislación de los techos: ¿debo envolverlo todo y encajar el EIFS con el sistema de aislación de la cubierta? ¿o se puede aplicar en el muro sin necesidad de empalmarse? En cuanto al zócalo, también debemos definir hasta donde llegará la aislación, y cómo ésta se conectará con la aislación de los pisos.

Detalles Constructivos. Image Cortesía de STO

5. Resolver el encuentro entre el EIFS y los elementos que "interrumpan" el sistema

Además de la cubierta y el zócalo, se deben identificar y resolver todos aquellos elementos que podrían "interrumpir" el sistema: puertas, ventanas, luminarias, y otros. En edificios existentes, se deben considerar todas estas pre-existencias, y al mismo tiempo se debe estudiar el sustrato sobre el cual se aplicará el sistema: ¿es un estuco o pintura que se desprende fácilmente? ¿hace falta raspar? ¿puedo utilizar simplemente un imprimante que mejore la adherencia entre muro y el sistema?

Detalles Constructivos. Image Cortesía de STO

6. Buscar asesoría y analizar las características técnicas del EIFS ofrecido

EIFS não é uma pintura; É uma solução que tem um certo volume e, portanto, requer assessoria profissional para garantir seu funcionamento adequado. Nesse sentido, é importante entender as características técnicas do produto e exigir um arquivo que explique com facilidade e detalhes tudo o que precisamos saber antes de aplicá-lo ao nosso projeto.

* Os sistemas EIFS são também conhecidos como SATE (Sistema de Aislación Térmica Exterior, Sistema de Isolamento Térmico Externo), EWIS (External Wall Insulation System, Sistema Externo de Isolamento de Parede), ETICS (External Wall Insulation Composite System, Sistema Composto de Isolamento de Parede Externo), CI (Isolamento Contínuo), WDVS (Wärmedämmverbund System) ou Thermohaut ("Pele Térmica ").

As imagens desse artigo foram desenvolvidas por Nicolás Schultz, gerente de produto STO Chile.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Conheça o EIFS, sistema de isolamento térmico exterior" [¿Qué es EIFS o cómo diseñar un sistema de aislación térmica exterior?] 26 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896797/conheca-o-eifs-sistema-de-isolamento-termico-exterior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.