UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã

O UNStudio divulgou as últimas imagens do seu projeto para o IJbaan, um teleférico sustentável que deverá conectar as áreas oeste e norte de Amsterdã. O projeto, idealizado pelos fundadores Mas Dekker e Willem Wessels, surgiu como uma campanha de crowdfunding ainda em 2015. Como resultado desta empreitada, o teleférico deverá entrar em operação até 2025, em comemoração ao 750º aniversário da cidade. A proposta de transporte “100% elétrico” faz parte da ambição da capital holandesa em transformar-se no maior centro europeu de inovação urbana, integrando a tecnologia e projetos arrojados aos sistemas de transporte público existentes.

Percorrendo uma distância de 1,5 km, o teleférico conectará dois dos distritos residenciais mais prósperos de Amsterdã, Amsterdam-West e Amsterdam-Noord, através de um sistema de três torres e duas estações. A estrutura urbana foi concebida para acomodar uma futura terceira estação, dependendo do padrão de crescimento dos distritos vizinhos.

UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã - Mais Imagens+ 3

Cortesia de Plompmozes

Para permitir que os grandes navios continuem seu tradicional curso pelo rio, as torres foram projetadas com uma altura que varia entre 46, 105 e 136 metros. O projeto das torres buscou inspiração nas estruturas portuárias e gruas dos navios que definem a característica do patrimônio industrial de Amsterdã, equilibrando estética e funcionalidade.

Por outro lado, as duas estações foram concebidas para fornecer muito mais do que apenas acesso ao sistema de transporte, foram projetadas para possuir identidade e vida própria, além de atrair um grande número de pessoas. A estação de Amsterdam-West conta com uma vibrante praça urbana na beira do rio com restaurantes e bares, enquanto Amsterdam-Noord abrigará um mirante com vista para o "centro cultural do norte", em pleno desenvolvimento atualmente.

Cortesia de Plompmozes

O teleférico é um sistema de transporte público extremamente sustentável. É uma maneira muito rápida e um sistema de baixo consumo e manutenção, atraente para ciclistas, passageiros, estudantes, residentes e visitantes. Em Amsterdã, existe uma demanda crescente por conexões através do IJ, como uma nova linha de metrô e novas pontes. A cidade está crescendo rapidamente nesta direção e essa 'ponte aérea' contribuirá para o desenvolvimento de toda a região. O transporte aéreo também aliviará a crescente pressão sobre o tráfego e as redes de transporte terrestre. Além disso, não é apenas eficiente, mas também divertido. As pessoas vão ver e experimentar sua cidade de uma maneira totalmente nova.
-Ben van Berkel, fundador do UNStudio

A viagem deverá demorar menos de cinco minutos, viajando a uma velocidade média de mais de 20 quilômetros por hora. As cabines terão capacidade entre 32 e 37 passageiros, com cabines adicionais para até seis bicicletas.

Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio

Para o projeto do teleférico de Amsterdã, o UNStudio aproveitou o conhecimento adquirido previamente durante o desenvolvimento de um projeto similar, quando venceram o concurso para o projeto de um sistema muito parecido que contará com uma linha de teleférico de três quilômetros de extensão na cidade de Gotemburgo, na Suécia.

Via: UNStudio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã" [UNStudio Designs Future-Proof Cable Car for Amsterdam] 23 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896748/unstudio-projeta-teleferico-sustentavel-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.